Luís Sénica, presidente da Federação de Patinagem de Portugal (FPP), esteve à conversa com a Confederação do Desporto de Portugal, apresentando as iniciativas que estão a ser desenvolvidas pela federação no âmbito do apoio da pandemia do COVID-19.
CDP - No âmbito da pandemia COVID-19, a Federação de Patinagem de Portugal (FPP) criou o GRM, em que consiste? Que outras iniciativas pensam poder desenvolver?
Luís Sénica (LS) - O Gabinete de Risco e Monitorização pretende avaliar e monitorizar o risco, de forma contínua, que a pandemia Covid-19 representa nas diferentes disciplinas da Patinagem, definindo a estratégia de resposta.
CDP - Que contributos identifica importantes serem dados por parte das federações desportivas e seus associados, para dar resposta num contexto de pandemia?
LS - Neste momento, é importante as federações acompanharem de forma próxima a evolução da situação, definindo planos de ação que assegurem a sobrevivência e competitividade do desporto.
CDP - A pandemia COVID-19 obrigou ao cancelamento/ adiamento de várias competições/ eventos. Quais são as principais preocupações na FPP para ultrapassar a situação?
LS - A FPP está focada em dois eixos para ultrapassar a situação atual:
a) a saúde e segurança dos diferentes agentes desportivos, bem como das suas famílias e público em geral;
b) assegurar a continuidade e competitividade das nossas disciplinas num futuro próximo.
Assim, procuramos conciliar estes dois eixos nas análises que realizamos de avaliação de risco, bem como nas decisões e recomendações que emanamos.
CDP - A FPP tem a particularidade de gerir diferentes disciplinas com competição individual e coletiva. Prevê que isso torne o processo de retoma da atividade mais complexo? Em que medida?
LS - A gestão da retoma de várias disciplinas de natureza competitiva diferenciada, individual e coletiva, apresenta um acréscimo na dificuldade operacional. No entanto, estamos a ultrapassar esta dificuldade com o conhecimento específico que também detemos de cada uma delas.
CDP - Que mensagem gostaria de deixar neste contexto de isolamento social?
LS - Neste momento é importante manter a tranquilidade de forma a conseguirmos criar soluções que nos fortaleçam, humanizem e nos tornem mais solidários enquanto sociedade, tanto ao nível desportivo, como ao nível das relações humanas
Federação de Patinagem de Portugal:
- Instituição reconhecida de UPD desde 11/12/1993;
- Número de filiados registados em 2019 foi de 18 Associações/262 Clubes/17043 Atletas;
- Luís Sénica é o atual presidente da direção.
Fonte: CDP, 30/04/2020