CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Já muito familiarizado com a modalidade na vertente pedestre, pela primeira vez o Concelho de Alcobaça recebeu uma prova da taça de Portugal de Orientação em BTT, organizada pelo COA (Clube de Orientação e Aventura).

Durante o fim de semana de 7 e 8 de Março 250 praticantes vindo de todo o país, participaram nas 2 etapas da Taça de Portugal de ORI-BTT, com o epicentro no campo de futebol e tiro do Vale do Amieiro. A competição decorreu pelo vale que vai desde as aldeias de Póvoa e Maiorga, até à vila do Juncal, numa das áreas da região mais concorridas pelos amantes da BTT, que assim vê unanimemente reconhecida a excelência das suas características para a pratica desta especialidade, confirmando o lugar da freguesia de Coz na história de Portugal, passada e contemporânea.

Em termos resultados, dos 24 escalões em disputa, o destaque nas elites vai para mais uma concludente vitória do Campeão em título, Daniel Marques, que juntou o 1º lugar da competição ao do prémio especial para o melhor sprint final, num espectacular troço da pista de motocrosse circundante da arena, de alguma exigência física e técnica particularmente na etapa de domingo.

Mas o grande destaque vai para a elite feminina, com a primeira vitória da jovem Ana Filipa Silva do CPOC, que bateu a consagrada Susana Pontes por escassos 1,52 pontos no somatório das duas 2 tapas.

A vitória colectiva pertenceu mais uma vez ao COC.
Apesar de alguns contratempos que as actividades florestais sempre provocam, e que à data eliminaram algumas belas florestas, tornando-as em vertiginosos descampados, esta prova teve a particularidade de juntar toda a exigência física e técnica desta competição, a inúmeras opções que levavam os atletas a trilhos do mais puro BTT, ora a escassos centímetros de escarpas de dezenas de metros de altura, a intricados labirintos dentro de vegetação luxuriante ou áreas urbanas, juntando muita adrenalina e técnica de condução à orientação e à condição física.

Mas nem só da competição se fala na Orientação, sendo disso prova os cerca de 60 participantes nas classes abertas, que puderam desfrutar de um fim de semana desportivo bem passado, terminando num solarengo dia de domingo, bem a condizer com o espírito vivido por estes amantes da floresta.

Todas as informações sobre esta competição em. www.coa.com.pt

Mais sobre a modalidade em www.fpo.pt

Fonte: FPOrientação 11/03/2009