CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Depois de um interregno de mais de 2 anos em organizações de provas pontuáveis para a Taça de Portugal, o COC – Clube de Orientação do Centro, voltou a ter a seu cargo esta responsabilidade, com a organização do XI Meeting de Orientação do Centro – WRE Pataias. Decorrido no passado fim-de-semana, este evento culminou cerca de 18 meses de preparação e exigiu um elevado grau de mobilização, dedicação e voluntariado por parte de todos os elementos que integraram a equipa organizadora.

Para o sucesso desta organização, foi imprescindível a colaboração e apoio da Câmara Municipal de Alcobaça e da Junta de Freguesia de Pataias, assim como do Regimento de Artilharia 4 (Leiria), da Região de Turismo Leiria e Fátima, da delegação de Leiria do Inatel, do Instituto de Desporto de Portugal, da Direcção-Geral dos Recursos Florestais e dos Bombeiros Voluntários de Pataias, entre outras entidades privadas, com as quais o COC mantém parcerias duradouras.

O evento contou com a supervisão da Federação Portuguesa de Orientação, na figura do seu supervisor António Amador, assim como da Federação Internacional de Orientação (IOF), na figura do supervisor (IOF) Jorge Ramos, em virtude de a prova de Sábado ser pontuável para o Ranking Mundial de Orientação (WRE – World Ranking Event).

O XI Meeting de Orientação do Centro decorreu na região de pinhal a oeste da vila de Pataias (provas de distância média e longa, em floresta, respectivamente no sábado à tarde e no domingo de manhã) e na cidade de Alcobaça (prova de sprint urbano nocturno, extra-competição, no sábado à noite).

As provas de floresta utilizaram parte da área que tinha servido, recentemente, de palco às qualificatórias de Distância Longa do Campeonato Mundial de Veteranos, em floresta de pinhal com reduzida vegetação rasteira (corrida fácil), razoável rede de caminhos, com duas zonas claramente diferenciadas em termos técnicos: uma predominantemente de grandes detalhes de micro relevo e muito rica tecnicamente, outra marcada por limites de vegetação, com revelo menos detalhado.

O evento contou com a participação de atletas internacionais de elevada craveira, interessados na participação em mais uma etapa do circuito mundial de WRE (World Ranking Events), coincidindo com o fim de um período de treino em Portugal. Entre estes, merecem destaque Matthias Niggli e Simone Niggli-Luder, casal que venceu o Portugal “O” Meeting 2002, numa organização internacional que, então, também esteve a cargo do COC. Além destes, também a Selecção Nacional Suíça, equipa onde vem integrada Simone Niggli-Luder (que acabaria por ganhar o WRE em Damas Elite), trouxe a Portugal vários nomes famosos da modalidade, tais como Daniel Hubman (actual Nº. 1 do Ranking Mundial), Mathias Merz (Nº. 5 e que acabaria por ganhar o WRE em Homens Elite), Marian Davidik e Lukas Bartak.

No conjunto das 3 provas, o evento contou com a participação de quase 900 atletas (cerca de 470 nacionais e 400 estrangeiros), representando 131 clubes nacionais e estrangeiros. Dado o quase completo envolvimento de todo o Clube nesta organização, a equipa de competição do COC viu-se desprovida de muitos dos seus habituais atletas, tendo ainda obtido um 6º lugar por equipas, resultado normal tendo em conta a prioridade da organização do evento relativamente aos resultados competitivos do Clube, neste evento em particular.

Brevemente, o COC irá estar novamente empenhado na organização de eventos de Orientação com dimensão internacional. Serão os casos do Portugal “O” Meeting 2010, que irá decorrer daqui a menos de um ano, de 13 a 16 de Fevereiro de 2010, na região litoral centro, numa parceria do COC com o Ginásio Clube Figueirense; do World Ranking Event de Ori-BTT, que irá decorrer na Caranguejeira (região de Leiria) em 17 e 18 de Abril de 2010; e da Taça dos Paises Latinos no inicio da época de 2010/11.

Os resultados completos do XI Meeting de Orientação do Centro encontram-se disponíveis em http://www.coc.pt/eventos/28fev2009/pt/index.php?page=results.htm.

Fonte: COC 04/03/2009