CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Com 23 títulos individuais e o pleno colectivamente (campeão em Masculinos e em Femininos), Portugal dominou a XVI edição do Campeonato Ibérico de Orientação Pedestre, disputado no passado fim-de-semana, em Idanha-a-Nova, em mais uma jornada da Taça de Portugal e simultaneamente pontuável para a Taça de Espanha e para o ranking mundial da federação internacional (IOF).

Numa organização da Associação de Deficientes das Força Armadas - Delegação de Évora e com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova, foram 1011 os participantes efectivos no evento, que teve durante o 1.º dia (distância média de manhã e sprint à tarde para as selecções) o nevoeiro como presença constante e que se tornou numa dificuldade adicional para os participantes, pois a visibilidade era muito reduzida. No domingo (distância longa), sem a presença do nevoeiro, o evento continuou a disputar-se com temperaturas muito agradáveis para a época.

Em termos desportivos, de realçar os muitos títulos obtidos por alguns dos 28 atletas que representaram Portugal na competição, sendo de entre eles, de destacar os plenos de Isabel Sá (Juvenis Femininos) e Joaquim Sousa (Veteranos Masculinos I), que se sagraram campeões ibéricos nas três disciplinas (distância média, sprint e distância longa). Destaque ainda para os Cadetes Femininos, Juvenis Masculinos e Veteranos Femininos II onde os títulos ficaram todos em casa.

No entanto merece também nota de destaque os 6 títulos, de entre os 13 obtidos por nuestros hermanos, conquistados por Marc Serrallonga (Cadetes Masculinos) e Anna Serrallonga (Juniores Femininos), fazendo também eles o pleno.

No que diz respeito à prova pontuável para o IOF WRE, escalões Elite - 2.º dia, as vitórias sorriram a Tommi Tolko (Badalona-O) e a Alicia Gil (Espanha), tendo os portugueses Tiago Aires (2.º) e Raquel Costa (3.ª) conseguido também subir ao pódio desta competição.

Relativamente à competição pontuável para a Taça de Portugal e de Espanha, o domínio português foi quase absoluto nos 1.ºs lugares dos vários escalões, tendo sido obtidas 23 vitórias contra 8 de Espanha. Nos principais escalões as vitórias sorriram a Ionut Zinca e a Masha Semak, atletas que representam o mesmo clube, o Grupo Desportivo 4 Caminhos (GD4C).

Colectivamente a competição foi dominada pelo Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC), tendo o pódio ficado completo com o GD4C em 2.º e com o Clube de Orientação do Centro (COC) em 3.º. O clube espanhol mais pontuado classificou-se em 6.º lugar.

O ranking da Taça de Portugal regressa nos dias 24 e 25 de Janeiro, em mais 2 dias de competição, desta vez por terras de Alter do Chão.

Fonte: FPO 10/12/2008