CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Realizou-se este fim-de-semana, I ORI BTT .COM na Póvoa do Lanhoso, numa organização do Clube de Orientação do Minho (.COM). O evento foi composto por duas provas de Distância Média: a primeira realizada sábado e a segunda domingo de manhã.

Sendo a primeira prova pontuável para a Taça de Portugal de Orientação em BTT da época 2008/2009, eram altas as expectativas para saber como os favoritos entravam em prova.

Em Elite Masculino, a disputa foi acesa entre Daniel Marques e Paulo Alípio, ambos atletas do Clube de Orientação do Centro (COC). Daniel ganhou a prova de sábado, mas Paulo não se deu por vencido e no domingo ripostou, contudo, o primeiro levou a melhor pois no somatório final conseguiu uma vantagem de cerca de 30 segundos. Ricardo Serra, também ele atleta do COC, arrecadou o 3º lugar na geral.

Em Elite Feminina, Susana Pontes do Clube Português de Orientação e Corrida (CPOC), demonstrou a sua superioridade em relação às concorrentes mais directas, vencendo ambas as provas, ficando no final com mais de 13 minutos de vantagem sobre Rita Guterres, atleta do CP Telecom que ficou em 2º lugar e Joana Frazão, atleta do CIMO que encerrou o pódio em 3º lugar.~

Nos escalões mais jovens a destacar as vitórias de João Ferreira do DARecardães e Ana Filipa Silva do CPOC, atletas que recentemente representaram o nosso país no Campeonato do Mundo Juniores de Ori-BTT que se realizou na Polónia.

No final, Ana Filipa estava satisfeita apesar de uma prova não tão conseguida no sábado: "a entrada no mapa não foi a mais feliz e o primeiro ponto custou a aparecer. Os seguintes não se mostraram muito melhores, mas depois lá entrei no ritmo. A zona era bastante agradável e, embora existissem caminhos onde só com bicicleta às costas é que se progredia, também havia aqueles onde a prática da Orientação em BTT era apetecível nos quais diverti bastante".
Por equipas, o COC venceu com larga vantagem, ficando o COA e o CPOC em 2º e 3º lugar respectivamente.

Fonte: FPOrientação 21/10/2008