CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Realizou-se este fim-de-semana em A-dos-Cunhados, na região de Torres Vedras, o II Open Ori-BTT do Académico de Torres Vedras (ATV). Num excelente evento em termos organizativos, a ameaça de chuva não afastou alguns dos melhores atletas do mundo da modalidade. Com bons mapas e percursos, grande apoio logístico e simpatia geral de toda a organização, este evento, composto por uma prova de distância longa (sábado) e uma de distância média (domingo) só podia ter o sucesso como resultado final.

No 1º dia, o percurso longo do escalão de elite teve a distância de 31.4km com um desnível acumulado de 660 metros, o percurso foi bem elaborado uma vez que os mais distraídos faziam subidas desnecessárias em vez de contornarem os topos íngremes daquelas zonas. No 2º dia, o percurso foi de distância média e a melhor opção tinha 20km e um desnível de 460 metros, aqui o mapa percorria uma zona de muitos caminhos e cruzamentos, onde a capacidade de memória foi posta a prova pois se não se memorizasse as pernadas tornava-se necessário parar muitas vezes e consequentemente perder muito tempo.

O jovem atleta do Clube de Orientação do Centro (COC), Daniel Marques conseguiu este fim-de-semana colocar-se no topo da elite mundial de Ori-BTT ao conquistar o 2º lugar nesta prova, ficando à frente de grandes nomes da Ori-BTT mundial. Daniel Marques, ao conseguir no 1º dia de competição colocar-se em 3º lugar a apenas 1minuto e 31 segundos do 1º classificado, prometia e a pedalar em casa era uma motivação extra. Essa promessa veio a verificar-se no 2º dia, pois entrou forte e motivado, conseguindo o 2º lugar a apenas 21 segundos do 1º classificado Matthieu Barthelemy, podendo mostrar ao mundo da orientação que o Ori-BTT em Portugal está forte e que no próximo Campeonato do Mundo a realizar na Polónia vai ter uma palavra a dizer. Beat Schaffner (Suiça), Simon Seger (Suiça) e Tobias Breitschädel (Áustria) preencheram os restantes lugares no Top 5 respectivamente.

Em damas elite, a vitória foi da favorita Michaela Gijon (Áustria), seguida por Hana Bajtosova (Eslováquia), Anna Fuzy (Hungria), Anna Kaminska (Polónia) e Madeleine Kammerer (França). A mulher portuguesa foi Susana Pontes do Clube Português de Orientação e Corrida em 7º lugar.

O COC foi o vencedor por clubes, seguindo-se o COA e o CPOC.

Mais informações e resultados completos em
www.atv.pt.

Fonte: FPO 25/02/2008