CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A quarta prova da Taça de Portugal de Orientação em BTT decorreu no fim-de-semana de 12 e 13 de Janeiro na encosta Sul da Serra de Sintra.

No sábado decorreu a competição de distância média, em que os BTTistas usufruiram de boas condições climatéricas (apesar do frio), com percursos a proporcionar ligações rápidas nas imediações da Barragem do Rio da Mula e do planalto do Pisão.

O jovem Daniel Marques do Clube de Orientação do Centro venceu a Elite Masculina, cumprindo os 13kms do percurso em 46:45, a uma média de 3:36 por km e deixando o 2º classificado Rogério Martins do Académico de Torres Vedras a 1:30 segundos.

Na Elite Feminina foi Rita Guterres do Clube Portugal Telecom a levar a melhor com 1:03:55, precisamente menos 3 minutos que a veterana do Académico de Torres Vedras, Maria Amador.

No domingo não houve grandes alterações nos principais resultados, mas as características do evento alteraram-se radicalmente. Sem frio, mas com alguma chuva e nevoeiro a dificultar a progressão e a navegação, os BTTistas partiram da zona urbana de Janes para subir a Serra passando por locais como os Capuchos ou o Alto do Monge terminando com uma vertiginosa descida nos trilhos de downhill a leste da Peninha até à Malveira da Serra, onde se situava a chegada. A Elite Masculina cumpriu 27,3 kms, embora a principal dificuldade não fosse a distância mas sim o declive ascendente que os BTTistas tiveram que ultrapassar com pelo menos 1010m a subir para os que conseguissem sempre descobrir a melhor opção do trajecto.

Daniel Marques repetiu a vitória da véspera cumprindo o percurso em 1:48:43 e deixando o 2º classificado Eduardo Sebastião, do Clube TAP a considerável distância (mais 15:33). Daniel Marques fez uma média de 4:02 por km (4:34 por km para o 2º classificado, como comparação). Na Elite Feminina, Rita Guterres voltou a vencer conseguindo a vitória no evento e arrebatando na 4ª prova da época 2007/2008 a 2ª vitória da sua carreira depois de ter ganho em Monsaraz logo no 1º evento da época. Rita Guterres cumpriu os seus 23,3kms em 2:27:02 (média de 6:19) voltando a relegar Maria Amador para o 2º lugar a 6:28 da vitória.

No somatório dos percursos de sábado e domingo, Rita Guterres e Daniel Marques venceram, com Maria Amador e Rogério Martins a serem 2ºs e Joana Frazão (CIMO de Almada) e Eduardo Sebastião a serem 3ºs.

Nos escalões jovens destaque para o CPOC que venceu 3 dos 4 escalões. Mariana Moreira ganhou em Juvenis Femininos, Gonçalo Cruz em Juvenis Masculinos, Ana Filipa Silva em Juniores Femininos e só em Juniores Masculinos a vitória escapou ao CPOC com o triunfo de David Machado do .COM de Braga.

Por clubes, foi o Clube de Orientação do Centro a vencer com 1657 pontos, deixando a curta margem (1631 pontos), o Académico de Torres Vedras.

O próximo evento da época de Orientação em BTT sob a égide da Federação Portuguesa de Orientação irá realizar-se em Penela numa organização do NADA a 16 de Fevereiro.

Mais informações e todos os resultados disponíveis em
www.cpoc.pt.