CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Daniel Viegas ficou classificado em 27.º lugar na prova de 5km de Águas Abertas do Campeonato do Mundo de Roma, tendo terminado em 58:05.0, a 1m38s do vencedor, o alemão Thomas Lurz, que somou o 5.º título mundial consecutivo na distância.

O 2.º lugar foi ocupado pelo grego Spyridon Gianniotis (56:26.9) e o 3.º pelo sul-africano Chad Ho (56:27.2).

Daniel Viegas diminuiu a distância para o vencedor, em relação ao Mundial do ano passado, quando ficou a 3m41s do vencedor, numa competição em que participaram 41 nadadores.

A prova foi liderada desde o início por Lurz e até ao final da 1.ª volta (2,5km) os nadadores formavam um grupo compacto, com Daniel Viegas a meio da formação. No percurso mais longo, de 1200 metros, Thomas Lurz impôs um ritmo muito forte e os nadadores dividiram-se em dois grupos, com o português a ficar no segundo. O alemão e o grego disputaram os metros finais muito próximos, com Lurz a confirmar o quinto título mundial, vencendo o grego nos metros finais, tal como aconteceu na Taça do Mundo de Setúbal, que os dois disputaram no mês passado. A surpresa foi o vencedor da medalha de bronze, o sul-africano Chad Ho. O vice-campeão mundial do ano passado, o russo Vladimir Dyatchin, apenas conseguiu o 10.º posto.

Daniel Viegas fez a prova ao lado do brasileiro Luis Arapiraca, recordista do seu país nos 800 e 1500 metros livres em piscina, e no final sprintaram os dois, chegando lado a lado. Foi necessário à organização recorrer ao photo finish para atribuir a posição dos dois.

Na prova feminina a vencedora foi a australiana Melissa Gorman (56:55.8), seguida da russa Larisa Ilchenko (56:56.3) e da brasileira Poliana Okimoto (56:59.3).

A competição teve a participação de mais dois portugueses. O presidente da Federação Portuguesa de Natação, Paulo Frischknecht, foi o juiz-árbitro da prova feminina, e o árbitro internacional António Amador foi adjunto do árbitro assistente n.º 2 na prova feminina e árbitro de chegada na prova masculina.

Daniel Viegas e Arseniy Lavrentyev vão participar amanhã na distância de 10km.

Daniel Viegas: "Posição é boa"
Daniel Viegas considera que "a prova correu bem. Nos primeiros 2,5km consegui manter-me no grupo, mas no início da 2.ª volta houve muita pancada entre os nadadores e na recta mais longa os primeiros atacaram e partiram o grupo. Na parte final perdi um pouco de tempo por causa do vento, que nos empurrou para a praia."

Para o nadador, "a posição em que terminei é boa, porque embora seja dois lugares pior do que no ano passado, este ano havia muito mais nadadores. Diminui a diferença para o vencedor e se não tivesse perdido tempo no final teria acabado com uma diferença ainda menor. Acabei ao lado do Luís Arapiraca, que na distância de 1500 metros em piscina é mais rápido que eu 50 segundos."

Em relação à prova de amanhã, os 10km, Daniel Viegas afirmou que "vou descansar, recuperar bem , para fazer uma prova ainda melhor."

Arseniy Lavrentyev: "Vai ser uma boa prova"

O nadador olímpico declarou que "gosto do percurso, embora as viragens das bóias sejam complicadas, por causa da inclinação. A temperatura da água está boa e espero que amanhã haja vento e ondas, para a prova me correr de feição. Penso que vai ser uma boa prova e trabalhei o ano todo para chegar aqui e dar o meu melhor."

Fonte: FPN 21/07/2009