O Campeonato Nacional de juvenis terminou domingo na Póvoa de Varzim, numa competição em que foram batidos dois recordes nacionais.
Tatiana Santos, do Ginásio Figueirense, estabeleceu um novo recorde nacional dos 200 costas, ao fixar a marca de 2:22.84, melhorando o tempo de 2:23.35 que Cátia Martinheira, do Louletano/Habipro, tinha alcançado no mês passado na mesma piscina.
Cátia Martinheira, alcançou na sexta-feira o recorde nacional dos 100 costas, com o registo de 1:07.44. O anterior máximo era de 1:07.60 e pertencia a Susana Oliveira (Belenenses), desde Julho do ano passado.
Em termos colectivos, no sector feminino, o FC Porto/Império Bonança foi o clube mais medalhado, com um total de 10 títulos (4 de ouro, 2 de prata e 4 de bronze). Em segundo lugar ficou a União Piedense, com sete (3 de ouro, 2 de prata e 2 de bronze), e em 3.º o Louletano/Habipro, com cinco (2 de ouro e 3 de prata).
Em masculinos, escalão Juvenis B, o Sporting conquistou cinco troféus (2 de ouro, 1 de prata e 2 de bronze). No segundo posto surgem o Algés e Vitória de Guimarães, com três cada um (2 de ouro e 1 de prata).
Nos juvenis A, o clube com mais títulos foi o Litoral Alentejano com quatro medalhas de ouro, seguido da União Piedense, com quatro títulos (3 de ouro e 1 de prata) e do Alcobaça (8 medalhas, 2 de ouro, 4 de prata e 2 de bronze).
A nível individual, Gustavo Santa, juvenil A do Litoral Alentejano, foi o nadador com mais títulos, tendo subido quatro vezes ao lugar mais alto do pódio. No escalão de juvenis B, Pedro Gaspar, do Sporting, sagrou-se por duas vezes campeão nacional e conquistou ainda uma medalha de prata.
Em femininos, Cátia Martinheira (Louletano/Habipro) somou cinco medalhas (2 de ouro e 3 de prata).
Fonte: Infordesporto 16/03/2009