O III Meeting Internacional da Póvoa de Varzim vai realizar-se nos dias 7 e 8 de Fevereiro na Piscina Municipal Varzim Lazer, com a participação de 420 nadadores, em representação de 58 clubes e duas Selecções. Além dos portugueses – confirmada a presença do olímpico Tiago Venâncio (Palmela Desporto) –, estarão em competição atletas oriundos dos Estados Unidos da América, Itália, Israel e Alemanha.
À semelhança das edições anteriores, a competição poveira, com atletas de renome confirmados, mantém, em 2009, o selo de qualidade. Como cabeças-de-cartaz surgem os norte-americanos Ben Hesen, Kevin Swander e Todd Patrick, de Indiana University Club Paradise.
Em conferência de Imprensa da apresentação do evento, José Costa, director da competição, realçou “o grande nível da prova que desde a primeira edição está no calendário da Liga Europeia de Natação”, acrescentando que se começa a afirmar como “um dos melhores Meetings Internacionais que se realiza a nível nacional”. O responsável organizativo espera ainda que possam ser estabelecidos “novos recordes do Meeting”.
Por sua vez, Aires Pereira, vereador do Desporto da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, considerou que uma prova desta natureza é boa “para o turismo nacional”.
Hesen regressa a Portugal, depois de ter participado no Meeting Internacional do Porto de 2007. Considerado o melhor nadador dos Campeonatos Universitários Americanos deste ano, Hesen, nos 100 metros costas, foi finalista da equipa olímpica para Pequim nos «trials». É terceiro no ranking mundial nos 50 metros costas.
Kevin Swander fará a sua segunda participação no Meeting poveiro. Especialista em bruços, o nadador norte-americano, de 24 anos, conta no seu curriculum com vários pódios nos Campeonatos Universitários.
Todd Patrick, que também foi finalista da equipa olímpica nos «trials», desta feita nos 200 metros estilos, vai estrear-se numa competição portuguesa.
Outras figuras de proa vêm de Itália. Mirco di Tora, recordista do Mundo – percurso de costas (23.95) da estafeta de 4x50 metros estilos (1:32.91) nos Europeus da Croácia –, integrou a estafeta italiana dos 4x100 metros estilos nos Jogos Olímpicos de Pequim. O nadador italiano participou na segunda edição do Meeting Internacional da Póvoa de Varzim, estabelecendo um novo recorde da prova nos 100 metros costas, com o registo de 55.71, marca que lhe valeu o prémio de melhor nadador da competição.
Rudy Goldin, recordista italiano nos 50 e 100 metros mariposa, já esteve na primeira edição na prova. Depois de competir nos Mundiais de Melbourne e nos Europeus de Rijeka, Goldin é um sério candidato a colocar o seu nome na lista de recordistas do Meeting.
O alemão Rafed El-Masri vai estrear-se nesta competição. O nadador do Neukölln Berlin, que participou nos Jogos Olímpicos de Atenas e Pequim, é recordista do seu país nos 50 metros livres (21.86).
A selecção de Israel volta a estar presente, depois de ter vencido colectivamente a edição de 2008.
A mudança desta edição para o mês de Fevereiro – as duas primeiras realizaram-se em Janeiro, em pleno arranque de época de competições em piscina longa – justifica-se pela maior probabilidade de serem obtidas melhores marcas.
O Meeting de 2010 já tem data marcada: 6 e 7 de Fevereiro.
Fonte: Infordesporto 29/01/2009