CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A brasileira Marcela Cunha (02:06:04) e o italiano Valerio Cleri (01:52:46.80) venceram a 3.ª edição da Taça do Mundo de Setúbal, competição em que Daniela Inácio (6.º, 2:09:42) e Arseniy Lavrentyev (8.º, 01:55:29.95) foram os melhores portugueses.

No segundo lugar da prova feminina ficou a alemã Angela Maurer (2:06:08) que na sua terceira participação em Setúbal conseguiu pela primeira vez acabar o percurso. A venezuelana Andreina Pinto subiu ao 3.º lugar do pódio (02:06:09). As três primeiras classificadas estão apuradas para os Jogos Olímpicos de Pequim’08.

Na competição masculina o pódio ficou completo com o alemão Thomas Lurz (01:54:10.95) e o russo Yury Kudinov (01:55:12.55).
A prova feminina foi liderada no início pela italiana Alice Franco, seguida de Andreina Pinto, Angela Maurer e Daniela Inácio. À passagem dos cinco quilómetros a venezuelana assumiu o comando e Daniela Inácio chegou a ocupar a 2.ª posição. A brasileira Marcela Cunha só passou para a frente na última volta e impôs um ritmo muito forte nos metros finais, que mais nenhuma nadadora conseguiu acompanhar. Foi a primeira vitória da jovem nadadora, de apenas 15 anos, numa Taça do Mundo.

O italiano Valerio Cleri liderou a competição masculina do princípio ao fim, com o alemão Thomas Lurz sempre na 2.ª posição. Arseniy Lavrentyev sagrou-se campeão nacional na distância de 10km, sucedendo a Daniel Viegas, e Daniela Inácio conquistou o título pelo segundo ano consecutivo.

No final da prova os dez nadadores portugueses apurados para os Jogos Olímpicos foram homenageados pela Federação Portuguesa de Natação. Carlos Almeida, Diana Gomes, Diogo Carvalho, Fernando Costa, Pedro Oliveira, Sara Oliveira, Simão Morgado, Tiago Venâncio (Natação Pura) Arseniy Lavrentyev e Daniela Inácio (Águas Abertas) subiram ao palco para receber uma placa comemorativa. Os treinadores Élio Terrível (Galitos), José Silva (FC Porto), Miguel Frischknecht (Algés), Slava Poliakov (CF Belenenses) e Vasco Sousa (Leixões) também foram alvo de uma homenagem.

Arseniy Lavrentyev, apurado para os Jogos Olímpicos, considerou que "a prova foi muito dura, com um ritmo muito forte, mas foi um bom teste para mim. Tenho pouca experiência internacional e esta competição foi importante. Fiquei à frente de três nadadores apurados para os Jogos Olímpicos, o que é bom".

Daniela Inácio afirmou que "a prova foi excelente. Foi a primeira vez que consegui terminar os 10 quilómetros e logo com o 6.º lugar. Nos anos anteriores elogiei sempre a organização mas não gostei da temperatura da água, muito fria. Este ano foi tudo excelente, a organização, o percurso e a temperatura da água, que estava boa".

A nadadora chegou a estar em 2.º lugar e reconheceu que "são erros que eu ainda cometo, mas esta prova foi importante também para isso, para aprender e não os voltar a cometer. Principalmente na prova mais importante, os Jogos Olímpicos".

Fonte: CMSetubal 29/06/2008