CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Portugal vai participar com dez nadadores, sete masculinos e três femininos, no 9.º Mundial de piscina curta que se vai realizar em Manchester entre os dias 9 e 13 de Abril, naquela que é a última grande competição internacional antes dos Jogos Olímpicos.

Em conformidade com a apreciação dos resultados nos recentes Campeonatos Nacionais, numa lógica de crescente valorização de atletas emergentes, ponderando aqueles que mais se evidenciam em piscina curta.

Considerando, ainda, o pedido de escusa solicitado a 27/3, p.p., pelo treinador principal do CN Amadora, relativo à participação no Campeonato em epígrafe dos nadadores por si orientados, Simão Morgado, Carlos Almeida e Diana Gomes; e, atendendo à dispensa antecipada dos praticantes Fernando Costa e Pedro Oliveira, decidiu o Departamento Técnico da FPN convocar os seguintes nadadores:

Adriano Niz (Vilacondense): 50, 100 e 200 Costas; 4x100 Livres e 4x200 Livres
Alexandre Agostinho (Portinado): 50 e 100 Livres; 4x100 Livres
Ana Brito (SL Benfica): 50 e 100 Bruços
Diogo Carvalho (Galitos): 100 e 200 Mariposa; 100 e 200 Estilos; 4x100 Livres e 4x200 Livres
Duarte Mourão (Algés): 100 e 200 Estilos; 200 Mariposa; 4x100 Livres e 4x200 Livres
Filipa Silva (Amadora): 100 e 200 Livres; 200 Estilos
Jorge Maia (Famalicão): 200 e 400 Livres; 4x100 Livres e 4x200 Livres
Paulo Santos (FC Porto): 50 e 100 Livres; 4x100 Livres
Sara Oliveira (FC Porto): 50, 100 e 200 Mariposa
Tiago Venâncio (Palmela Desporto): 50 e 100 Mariposa; 4x100 Livres e 4x200 Livres

Dos atletas que compõem a Selecção Nacional, apenas quatro (Adriano Niz, Duarte Mourão, Sara Oliveira e Tiago Venâncio) participaram anteriormente em mundiais de piscina de 25 metros. Três nadadores – Ana Brito, Filipa Silva e Paulo Santos – vão estrear-se em grandes competições absolutas.

A comitiva engloba ainda o Seleccionador Nacional, Rui Magalhães, o treinador nacional, José Baltar Leite, os treinadores António Vasconcelos (Vilacondense), José Silva (FC Porto) e Miguel Frischknecht (Algés), a fisioterapeuta Ana Mafalda Oliveira (Vilacondense) e a chefe da comitiva, Maria João Filipe.

O Seleccionador Nacional, Rui Magalhães, acredita que a participação portuguesa no 9.º Mundial de piscina curta será “melhor do que no Mundial precedente em termos individuais. Queremos posições de relevo, entre os 16 melhores. Quanto a finais, será mais difícil.”

O Mundial é a última grande competição internacional antes dos Jogos Olímpicos. É uma prova importante para os atletas que já têm mínimos olímpicos (Diogo Carvalho, Sara Oliveira e Tiago Venâncio) porque “proporcionamos um período alargado de competições de alto nível competitivo.

Poderá ser uma situação nova para a maioria dos nadadores, com a qual teremos de saber lidar, num quadro de crescente valorização das nossas prestações. Se queremos alcançar marcas superiores, teremos necessariamente que rodar, tanto quanto possível, próximo dos melhores tempos actuais.”

Para o responsável técnico da Selecção, “numa competição desta natureza, o importante é estar a discutir posições e resultados com os melhores nadadores mundiais. Se queremos estar entre os melhores, é entre eles que teremos de brilhar!”

A Selecção engloba nadadores que já estão apurados para Pequim e outros que têm pouca experiência internacional, como explica Rui Magalhães: “Iremos apresentar uma mescla de experiência e juventude, e é nestes que teremos de apostar futuramente, proporcionando logo aqui uma prova de ‘fogo’”.

Alguns dos nadadores convocados estiveram menos bem no recente Europeu disputado em Eindhoven. O Seleccionador explica que se notou “alguma subida nas prestações nos recentes Campeonatos Nacionais. É uma nova oportunidade de se redimirem.”

Fonte: Infordesporto 03/04/2008