CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
motonautica Portimão prepara-se para receber, nos dias 4 e 5 de Abril, a mais importante competição Mundial do calendário da U.I.M. – União Internacional de Motonáutica.
O Grande Prémio de Portugal/ Algarve F1, regressa às águas do Rio Arade, pelo 11.º ano consecutivo, com um espectáculo renovado de alta velocidade, que este ano promete emoções a dobrar, com a realização de duas corridas e respectiva subida ao pódio, em ambos os dias.

Nesta jornada que dita o arranque do Campeonato do Mundo, e pela primeira vez na história da modalidade, os pilotos terão dupla oportunidade para mostrar o seu talento e os milhares de entusiastas que, habitualmente, acompanham esta competição, quer na Zona Ribeirinha de Portimão, quer pela transmissão televisiva para 46 Países, incluindo Portugal, através do Desporto 2, da RTP, poderão desfrutar de dois eventos únicos.

Organizada pela Câmara Municipal de Portimão, com a coordenação da Portimão Turis, E.M., o apoio técnico do Clube Naval de Portimão, e sob a égide da Federação Portuguesa de Motonáutica, a prova Rainha do desporto náutico motorizado, vai contar com a participação de cerca de 20 pilotos, de 14 nacionalidades, estando a representação nacional a cargo de Duarte Benavente, da F1 Atlantic Team, formada pelo francês Philippe Chiappe e o piloto de reserva, o também francês, Peter Morin. Recorde-se, que na edição anterior deste Grande Prémio, o piloto português assegurou a quarta posição e as actuais aspirações passam por conquistar um lugar no pódio.

Já o norte-americano, Jay Price (Qatar Team), apresenta-se, esta temporada, com motivação acrescida não só por, em 2008, ter alcançado em Portimão, a primeira vitória num Grande Prémio, mas principalmente por ter em mãos, a defesa do título de Campeão do Mundo.

À luta pelos lugares cimeiros, juntam-se o Vice-Campeão do Mundo, o finlandês Sami Selio (Mad Crock Team), com um total de três pódios em edições anteriores, e o sueco Jonas Andersson (Team Azerbeijan) que, não obstante ter-se classificado, apenas na 18.ª posição, no G.P. do ano passado, acabou por concluir o Mundial em terceiro lugar.

Também, o italiano Guido Cappellini (Zepter Team) vai seguramente tentar contrariar a falta de sorte que o vem assistindo desde 2006, altura em que quebrou o ciclo de invencibilidade conseguido até então, com sete vitórias em 10 das edições do G.P. Portugal / Algarve.

Em nota de curiosidade, o transalpino Fábio Comparato (800 Doctor Glass) detém um dos melhores recordes de entre os pilotos que têm competido, em Portimão, com um registo de quatro pódios e oito classificações entre os cinco primeiros.

Programa
Sábado, 4 de Abril
09h15 - 10h15 Treinos livres
11h00 - 11h45 Treinos cronometrados
14h00 Volta de Apresentação
14h15 - 15h00 Race 1 – Grande Prémio de Portugal / Algarve F1 Motonáutica
15h15 Cerimónia de pódio

Domingo, 5 de Abril
09h00 - 10h00 Treinos livres
10h30 - 11h15 Treinos cronometrados
14h00 Volta de Apresentação
14h15 - 15h00 Race 2 – Grande Prémio de Portugal / Algarve F1 Motonáutica
15h15 Cerimónia de pódio

Fonte: Infordesporto 31/03/2009