CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
No passado dia 15 de Março viveu-se no Pavilhão da Achada em Mafra uma excelente noite de gala de Kickboxing e Muay Thai proporcionada por Dina Pedro, campeã do mundo já retirada dos ringues.

Esta gala vêm em continuação de outras galas já realizadas pela ex-atleta e agora dedicada à sua actividade de treinadora com o intuito de formação dos seus atletas e desenvolvimento da modalidade da Zona. A treinadora fez questão de sublinhar que "faço esta gala para ter um bom espectáculo e proporcionar um bom desafio para os meus atletas, mas também para os atletas convidados e desejo que ganhem os melhores".

A gala recebeu uma assistência bastante ecléctica de pessoas com várias faixas etárias presentes, o que provocou um ambiente bastante acolhedor visto serem maioritariamente pessoas da zona. O ambiente estava instalado para uma óptima noite de Kickboxing que iniciou-se com uma demonstração de Kickboxing e Muay Thai infantil com atletas de "palmo e meio" a demonstrarem os seus dotes para o Kickboxing, já com grande apetência para a modalidade.

O 1º combate da noite foi na disciplina de Low Kicks no escalão de júniores em - 63,5 KG. Esta contenda opôs Bruno Costa da Dina...mite Team contra André Santos do Ginásio Movisport. Os atletas iniciaram o combate com um período de estudo mútuo sendo que o atleta da casa realizou um trabalho de Low Kicks muito eficaz e ganhou vantagem no 1º assalto devido ao seu trabalho de pernas. No 2º assalto o combate subiu de intensidade e iniciaram-se um bom trabalho de golpes à curta distância por parte dos dois atletas. Por fim o atleta Bruno Costa realizou um trabalho de contras muito eficaz o que lhe promoveu a vantagem no assalto. No fim o vencedor foi decidido aos pontos com a vitória para Bruno Costa que esteve muito bem contra um atleta nada fácil e com um bom trabalho.

De seguida realizou-se um combate em K1 na categoria de -71Kg (escalão de Juniores) entre João Roberto (Dina...mite Team) e Francisco Matos (Grupo Desportivo Àguas de Camarate). O atleta João Roberto demonstrou ser muito tecnicista e mais alto que o seu adversário Francisco Matos. O 1º assalto deteve uma fase típica de estudo que logo se alterou no 2º assalto que iniciou prontamente com grande intensidade e trocas de golpes de parte a parte. O 3º assalto manteve a mesma intensidade do anterior, contudo o atleta Francisco Matos mostrou-se muito bem fisicamente e acabou por deter a vitória num combate que poderia ter sido atribuída a qualquer uma das partes.

O 3º combate da noite foi realizado na disciplina de Full Contact no escalão de seniores e categoria de -63,5 Kg. Este combate opôs Gelson Pina (Ginásio da Eira) e Emanuel Almeida (Ginásio Movisport) onde os atletas iniciaram prontamente de forma muito "acesa" e com troca de golpes de parte a parte. Gelson Pina mostrou desde o inicio um bom trabalho de movimentação e entrada / saída da distância do adversário. Após a realização de um circular ao abdómen de Emanuel Almeida, este sofreu uma primeira contagem de protecção. O 2º assalto foi muito idêntico ao primeiro mas com maior pressão por parte de Emanuel Almeida para ganhar uma maior vantagem no combate. No 3º assalto Emanuel Almeida recebe uma 2ª contagem de protecção durante uma troca directa de golpes e isso ditou a vitória final de Gelson Pina que mostra muitos bons pormenores tácticos no seu estilo de combate.

O 4º combate foi entre a campeã do mundo de juniores Catarina Valério (Dina...mite team) e Ana Tomé (Ginásio Mr. Big) no formato de Low Kicks em -56 Kg júnior. Catarina Valério sendo esquerdina começou por criar alguma dificuldades de inicio à atleta Ana Tomé que correspondeu muito bem com trabalho de distância , visto ser mais alta e ter os segmentos maiores. Valeu um bom trabalho de entrada na distância da adversária por parte da atleta da casa a conectar Low Kicks fortíssimos e a terminar com cross da esquerda muito eficaz. O combate não deixou de ser muito equilibrado e no 3º assalto Ana Tomé realizou um ótimo trabalho de combinação de Pernas / Punhos. Os juízes acabaram por dar maior importância ao 3º assalto e a atribuir a vitória a Ana Tomé, que sem retirar o mérito à vencedora, pareceu ser uma decisão que não pareceu transparecer a totalidade do decorrer do combate.

Segui-se um combate na disciplina de Muay Thai, que opôs Nuno Antunes (Dina...mite Team) e Paulo Gonçalves (Babilónia Gym) na categoria de - 67 Kg. Nuno Antunes é um atleta esquerdino, muito tecnicista e que provocou um trabalho inicial que não era de esperar, pois ganhou vantagem com combinações muito fortes de pernas e manter a distância de um adversário que era mais alto. Contudo, Paulo Gonçalves demonstrou vontade de entrar na curta distancia do adversário alem de estar pouco apoiado nos seus golpes. O 2º assalto caracterizou-se por Paulo Gonçalves a ganhar o centro do ringue a obrigar o seu adversário a realizar um trabalho de deslocamentos para ganhar vantagem. O atleta do Babilónia Gym continuou o seu trabalho de curta distancia mas sem entrar no clinch enquanto o atleta da casa continuou a ter um trabalho muito eficaz de contras e manutenção da distancia com recurso a golpes de pernas. No 3º assalto os dois atletas partiram para um trabalho mais ao nível de joelhadas e clinch em que se deteve muito equilibrado. No fim a vitória foi para Paulo Gonçalves numa decisão que poderia ter sido realizada para ambos os lados.

De Seguida realizou-se uma demonstração de Aerokickboxing pelo grupo da Team Dámil e que proporcionou uma coreografia muito elaborada e bem disposta.

No 6º combate da noite assistiu-se a um confronto entre Mónica Santos (Dina...mite Team) e Joana Santos (Ginásio Mr. Big) em Low Kicks na categoria de - 48 Kg. Foi um combate muito intenso do inicio ao fim em que as duas atletas não ganharam uma superioridade evidente em todo o combate. Este combate foi caracterizado pelo grande volume de golpes demonstrados de parte a parte durante todo o combate. No fim a vitória foi para Joana Santos que foi premiada por maior numero de golpes efectivos realizados. Um combate muito intenso em que as duas atletas estão de parabéns pela sua prestação.

O 7º Combate abriu os combates em versão neo-profissional e colocou frente a frente o campeão intercontinental João Oliveira (Dina...mite Team) e Francisco Mendes (Babilónia Gym) na categoria de - 75 Kg na disciplina de K1. O 1º assalto João Oliveira deteve a iniciativa do combate com um óptimo trabalho longitudinal e a segurar as iniciativas do adversário. O 2º assalto iniciou-se com Francisco Mendes com um trabalho mais ofensivo e a iniciar um jogo de joelhos onde o adversário apostou em contras com crosses da esquerda. Estes crosses da esquerda caracterizaram o 3º assalto em que João Oliveira ganhou vantagem pela sua eficácia nestes golpes alem de Francisco Mendes não arredar pé diante o seu adversário. No ultimo assalto assistiu-se a uma contagem de protecção a Francisco Mendes após joelhada Frontal do seu adversário e ditou a vitória merecida de João Oliveira.

O 8º Combate foi um dos mais aguardados da noite e opôs o Ruben Almeida e Pedro Kol. Dois nomes sonantes do Kickboxing Nacional e que se defrontariam na disciplina de K1 - 60Kg. Esperava-se um combate espectacular e foi o que o dois atletas nos forneceram. Com uma enorme claque de parte a parte estava instalado o ambiente para um combate memorável. O 1º assalto iniciou-se com boas trocas de golpes de parte a parte sendo que ambos se mostraram muito eclécticos no seu trabalho e trabalhar a todas as distancias. O 2º assalto teve história idêntica sendo que no 3º assalto Pedro Kol tentou dar uma maior pressão ao combate mas sempre com resposta imediata de Ruben Almeida. O combate já estava com uma grande intensidade mas no 4º assalto os atletas aumentaram ainda mais a parada e não diminuíram a troca de golpes de parte a parte num combate que estava a ser digno dos grandes palcos mundiais. O 5º assalto assistiu-se a uma intensidade máxima de combate com os atletas a demonstrarem um grande espírito combativo e toda a sua garra no ringue. Os atletas deram o tudo por tudo sem arredar pé nem um segundo. No fim qualquer que fosse a decisão seria aceitável, mas teria de sobressair um vencedor. O premiado foi Ruben Almeida que no fim afirmou "treinei muito para este combate e estou muito feliz com a vitória". Ruben Almeida teria realizado o seu aniversário no dia anterior e foi a sua prenda de anos atrasado. Foi o combate da noite, que deixou qualquer coração dos presentes a palpitar e que deixa a vontade de ser repetida no futuro.

Se não basta-se o combate anterior ainda faltava o embate entre João Diogo (Ginásio Mr Big) e Ricardo Andrade (Dina...mite Team) nos moldes de K1 para a categoria de -63,5 Kg. Esperava-se um combate que antecipa-se o que seria um combate para o próximo torneio de k1 Champions League - 64 Kg e a expectativa era elevada. Contudo os dois atletas fizeram um combate muito táctico de principio ao fim, apenas com alguns rasgos de intensidade. Nenhum dos dois desejou arriscar plenamente durante o combate e que o tornou bastante tecnicista e táctico. Só no dim do combate se assistiu a um aumento de intensidade e ser mais dinâmico do que inicialmente. Um combate de preparação onde a vitória sorriu a João Diogo que justificou o combate indicando "o combate parecia muito parado para quem está de fora, mas na realidade foi muito táctico pois estávamos ambos á espera do 1º golpe para depois colocar o contra-ataque sem grande exposição. Vamos ter ambos combates importantes de futuro e este foi um bom teste para o que ai vem".

No fim a organização mostrou-se contente e Dina Pedro sublinhou "este evento cumpriu as suas expectativas e é uma boa aposta no que diz respeito ao desenvolvimento da modalidade na região e no espectáculo proporcionado pelos combates realizados".

Foi uma gala local com combates de grande nível, equiparados aos assistidos nas grandes galas nacionais e que promete continuar futuramente.

Fonte: Kickboxing PT 17/03/2008