CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

No passado fim de semana, dias 6 e 7 de Dezembro, todos os intervenientes da modalidade rumaram ao Algarve para um dos maiores acontecimentos do ano – O campeonato Nacional de Kickboxing.

O recente pavilhão desportivo dos Olhos de água em Albufeira, acolheu este campeonato, no qual várias centenas de atletas disputaram e gladiaram-se nas várias zonas de combate de forma a obter as tão desejadas medalhas e respetivos titulos de campeão nacional. O evento teve o seu inicio na manhã de sábado, com uma cerimónia protocolar, em que o Ex.mo Dr. Carlos Eduardo da Silva e Sousa, presidente da Camara Municipal de Albufeira, garantiu a sua presença e expressou o seu agrado ao acolher tão importante evento no seu concelho.

Os combates, tiveram o seu inicio ao começo da tarde, com alguns atletas a realizar algumas finais e respetivos titulos ainda no sábado. No entanto, no domingo aconteceram as principais decisões, com a possibilidade de alguns atletas recuperaram entre sábado e Domingo de forma a potenciar e melhorar as suas condições fisicas, deliciando os milhares de espetadores que assistiam nas bancadas e vibravam com a qualidade técnica que a maior parte dos concorrentes apresentava.

De salientar a presença dos principais clubes de todo o Portugal continental, Açores e Madeira, que desejaram marcar presença com os seus atletas e treinadores.

Os atletas marcaram presença pela totalidade das disciplinas de Aerokick, SemiContact, Light Contact e Light Kick, realizadas em zona de Tatami e as disciplinas de Full Contact, LowKick e K1, realizadas no Ringue. Ao longo dos dois dias de prova várias dezenas de árbitros asseguraram e confirmaram a isenta atribuição das medalhas e respetivas vitórias dos atletas, num saudável clima de competição, mas com o máximo desportivismo e respeito pelo adversário, confirmando a excelente relação entre os adversários, num desporto duro e violento, considerado por muitos observadores.

A prova de tal facto, atesta com a presença de centenas de atletas em que estes na sua maioria realizaram mais de um combate ao longo dos dois dias de competição, e a ausência de participações médicas foi um ponto a enaltecer no rescaldo do evento.

A presidente da Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, Ana Vital de Melo referiu:
“O Algarve há muito que merecia um evento desta dimensão, e nós provámos a todos os espetadores presentes, entidades envolventes, e todos os demais, que esta modalidade está a atingir proporções que nos deixam claramente contentes e motivados para trabalhar mais e melhor a cada ano que passa. Pois, o nível técnico dos atletas está a evoluir de evento para evento, em que esta será mais uma directriz base para 2015, a aposta na formação, de modo a que os nossos treinadores, possam ainda aperfeiçoar os seus métodos e por sua vez, os atletas assimilem e demonstrem ao mundo a coragem, valentia e sabedoria que sempre pautou a mentalidade Portuguesa. Estamos no bom caminho e mais uma vez afirmo, estamos e vamos estar com os atletas e que todos os admiradores deste desporto, vão acolher em 2015 os futuros campeões além fronteiras....”.

Fonte: FPKM 12/12/2014