CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Ana Cachola, que regressou à categoria de -63 kg, volta às Taças do Mundo de Judo, competindo no fim-de-semana em Viena, onde estarão também Joana Ramos (-57 kg) e Leandra Freitas (-48 kg).

Cachola decidiu na última temporada, após o Europeu de Lisboa, regressar ao peso mais baixo, depois de sentir algumas dificuldades em -70 kg, e já no final do ano foi campeã europeia de sub-23 em -63 kg.

Em Viena, estarão também Joana Ramos e Leandra Freitas, esta última depois de ter competido sábado no Grand Slam de Paris, onde perdeu ao primeiro combate.

No novo modelo competitivo da modalidade, as Taças do Mundo ajustam-se melhor a um nível intermédio de judocas, depois dos torneios maiores se terem transformado em Grande Prémios e em Grand Slams.

Na capital austríaca as judocas terão o apoio do técnico Nuno Delgado, enquanto em Budapeste, em masculinos, estará o treinador Michel Almeida, a acompanhar João Santana (-60 kg) e Diogo César, que compete a expensas próprias nos -66 kg.

Diogo César foi o único judoca masculino a competir em Paris, onde não passou da pré-eliminatória.

O novo modelo de competições não prevê repescagens no Masters de final de temporada (com os 16 melhores de cada categoria), nos Grand Slam (Paris, Tóquio, Moscovo e Rio de Janeiro) e nos Grandes Prémios.

A possibilidade do judoca ser reintegrado na luta pelas medalhas apenas acontece nas Taças do Mundo, nos Europeus e nos Mundiais, mas apenas a partir dos oitavos-de-final.

Fonte: Lusa 10/02/2009