CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
judoAna Cachola e Andreia Cavalleri foram duas das protagonistas do Campeonato Nacional de Seniores, disputado ontem em Lisboa. À partida eram as duas judocas mais fortes em - 63 kg, mas o sorteio ditou que se encontrassem na meia-final.
Era um confronto de gerações distintas e o combate foi equilibrado, mas sensivelmente a um minuto do final Ana Cachola marcou yuko, uma vantagem que soube gerir, afastando Andreia Cavalleri da possibilidade de revalidar o título que lhe pertencia.

Cachola viria a sagrar-se campeã nacional, ao derrotar Sandra Borges na final, alcançando um segundo pódio no espaço de uma semana, depois de ter conquistado o bronze no Europeu de Sub-23.

"Tive dificuldade para fazer as pegas, devido a uma lesão no dedo, contraída antes do Europeu", afirmou, confirmando que o combate com Cavalleri fora o mais complicado. Por sua vez, a judoca do Sport Algés e Dafundo felicitou Ana Cachola e saiu satisfeita com o terceiro lugar.

"A prova correu bem numa das categorias mais competitivas, juntamente com a de 57 kg", referiu. Para Andreia Cavalleri, o confronto com uma das judocas treinadas pela irmã, Filipa Cavalleri Serpa, foi uma "final antecipada", embora o espírito de entreajuda prevaleça sempre.

"Na preparação para o Nacional até fui treinar ao clube delas, pois somos um país pequeno", sublinhou, garantindo que "no tapete as coisas são diferentes". "A Ana Cachola merece o título e vai dar ainda muito ao país. Terá um papel importante no futuro", disse, passando... o testemunho.

Ana Hormigo cumpriu
Ana Hormigo foi a única judoca olímpica a competir ontem no Campeonato Nacional. Ainda em fase de adaptação à nova categoria de peso (- 52 kg), não teve dificuldades para terminar um ano brilhante com mais um título. Venceu as duas primeiras adversárias por ippon e na final, num combate mais renhido com Ana Sousa, dois kokas foram suficientes para bater a opositora. Por isso, mostrou-se bastante satisfeita com a obtenção do primeiro lugar. "Este era o meu último objectivo do ano. Nunca é fácil vencer, mas correu bem numa nova categoria de peso", frisou a judoca albicastrense, que já fizera algumas provas em - 52 kg antes dos Jogos Olímpicos.

Agora, Ana Hormigo pensa seguir as pisadas de Telma Monteiro - presente, mas somente nas bancadas do pavilhão do Estádio Universitário - que deixou de competir em 52 kg, para subir aos 57 kg. "Sim, quero afirmar-me em 52 kg e espero continuar a dar alegrias aos portugueses", garantiu Hormigo.

"Show" no último combate
Sem judocas olímpicos masculinos em acção - João Pina esteve nas bancadas a apoiar os colegas do seu clube - o Nacional acabou por não fornecer grandes surpresas. Os judocas mais cotados venceram e a mais animada das finais foi protagonizada por Hugo Silva e Renato Morais (- 90 kg), no combate que encerrou os campeonatos. Renato Morais entrou melhor e esteve a vencer por wazari, mas Hugo Silva não baixou os braços, invertendo o resultado, com uma projecção perfeita, que lhe deu a vitória a 45 segundos do final.

Resultados finais:
- 48 kg
1.ª Leandra Freitas (Judo Clube Algarve)
2.ª Catarina Correia (CCD JC Lisboa)

- 52 kg
1.ª Ana Hormigo (União Albicastrense)
2.ª Ana Sousa (ACM Coimbra-Torres Novas)

- 57 kg
1.ª Joana Ramos (ACM Coimbra-Torres Novas)
2.ª Joana Cesário (JC Coimbra)

- 63 kg
1.ª Ana Cachola (Judo Clube Algarve)
2.ª Sandra Borges (SL Benfica)

- 70 kg
1.ª Marta Freitas (Clube Naval Funchal)
2.ª Verónica Raposo (Sopovo)

+ 70 kg
1.ª Yahima Ramirez (CP Rio Maior)
2.ª Sónia Fragoso (Construções Norte Sul)

- 60 kg
1.º Pedro Jacinto (Algés e Dafundo)
2.º João Santana (Universidade Lusófona)

- 66 kg
1.º Tiago Lopes (Judo Clube Algarve)
2.º Rui Coelho (Algés e Dafundo)

- 73 kg
1.º Diogo Couto (JC Marinha Grande)
2.º Telmo Alves (AA Coimbra)

- 81 kg
1.º Pedro Godinho (CCD Pragal/Almada)
2.º Pedro Jorge (Algés e Dafundo)

- 90 kg
1.º Hugo Silva (Universidade Lusófona)
2.º Renato Morais (CCD Pragal/Almada)

- 100 kg
1.º António Silva (Universidade Lusófona)
2.º Nuno Figueiredo (Algés e Dafundo)

+ 100 kg
1.º João Taveira (Oficinas S. José)
2.º António Costa (SL Benfica)

Fonte: O Jogo 01/12/2008