CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

No âmbito do Campeonato Europeu de Judo – Euro Judo Lisboa 2008, que se realiza pela primeira vez em Portugal, a Federação Portuguesa de Judo e a União Europeia de Judo organizam o I Congresso Científico Europeu de Judo, que decorre a 10 de Abril, no Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona.

Antecedendo o mais importante evento europeu da modalidade, este congresso reunirá reconhecidos especialistas internacionais para reflectir sobre as questões mais prementes do Judo, nomeadamente, os métodos de ensino e aprendizagem, a performance dos atletas, a importância dos factores psicológicos e sociológicos para o desempenho desportivo e as motivações para a prática da modalidade.

Presidido pelo Presidente da Federação Portuguesa de Judo, António Lopes Aleixo, o I Congresso Científico Europeu de Judo arranca com uma sessão de abertura que reúne ainda o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Laurentino Dias, o Presidente do Comité Olímpico de Portugal, Vicente de Moura, o Presidente da União Europeia de Judo, Sergey Soloveychik, e o Director da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona, Jorge Proença.

O painel de oradores integra mais de vinte especialistas de vários países europeus, como a Áustria, Bélgica, Espanha, Holanda ou Sérvia, e de países de outros continentes, como o Brasil. No final do congresso serão distinguidas as melhores participações, na cerimónia de entrega de prémios para as "Melhores Comunicações Livres" e os "Melhores Posters".

A 11, 12 e 13 de Abril, Portugal volta a ser palco de um grande evento europeu, o Campeonato Europeu de Judo, o primeiro campeonato europeu de seniores a ser disputado em terras lusas. O Euro Judo Lisboa 2008 reveste-se de especial importância para os judocas europeus, já que é a última prova de apuramento para os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.


Fonte: Infordesporto 09/04/2008