CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Os judocas portugueses voltaram ontem a falhar a obtenção de "pontos" nas Taças do Mundo de Viena (femininos) e Budapeste (masculinos), perdendo margem na corrida à qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim'2008.

Em Viena, onde se realizou mais uma etapa do circuito feminino, a luso-cubana Yahima Ramirez ainda conseguiu um lugar no quadro de honra (como sétima classificada) na categoria de -78 kg, mas sem efeitos práticos no apuramento para Pequim. Venceu dois combates no quadro principal, mas viria a ser derrotada pela bielorrussa Sviatlana Tsimashenka, a qual conseguiu ser terceira em Viena e somar 20 pontos no apuramento, deixando a luso-cubana mais distante e apesar de esta ainda vencer dois despiques na repescagem.

Pior prestação teve Ana Cachola (-70 kg), que perdeu ao primeiro combate perante a espanhola Leire Iglesias, segunda no "ranking" europeu de classificação, e viu-se ultrapassada por adversárias directas na corrida a Pequim.
Ainda em femininos, Andreia Cavalleri (-63 kg) voltou aos "tatamis" das taças do Mundo, mas depois de um triunfo frente à francesa Clementine Louchez, acabou derrotada pela húngara Eszter Gaspar.

Em Budapeste, em dia de "pesos mais pesados", o campeão nacional de -90 kg, Renato Morais, foi o judoca português com mais combates ganhos (dois), numa categoria em que o apuramento tem sido feito por Hugo Silva, que perdeu no combate inicial.

Em -81 kg, onde o ausente João Neto é o mais bem colocado na qualificação olímpica, Diogo Lima venceu pela margem mínima (koka) o belga Van Dijck, mas perdeu com o georgiano Levan Tsiklauri, enquanto em -100 kg João Taveira estreou-se com uma derrota frente Vitaliy Bubon.

Fonte: O Jogo