CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A dupla Carlos Truta e Filipe Filipe aos comandos de uma Yamaha SHO, venceram pelo segundo ano consecutivo as 5 horas de endurance internacional, prova única na Europa na modalidade de endurance e onde o primeiro lugar nas motas de água, levam para casa um cheque de dois mil e quinhentos euros.

Esta prova contou com a presença de pilotos Espanhóis, Franceses, Belgas, Marroquinos, Alemães e da Sérvia, para alem dos Portugueses.

Prevista com uma etapa no mar e outra no rio, a mesma acabou por ser realizada toda no rio Arade, devido ao mau estado do mar, onde a barra de Portimão chegou a estar encerrada por algumas horas.

No sábado realizou-se a primeira etapa de duas horas para as motas e uma hora para os jets.

Nas motas de água a dupla Carlos Truta e Filipe Filipe em Yamaha, cortaram a meta em primeiro lugar com apenas dezanove segundos para os Franceses Bruno Vincedeau e Barcello em Kawasaki, ficando a decisão para o dia seguinte para as restantes três horas, com David Catarro e Alexandre Barret a dois segundos do segundo e vinte um da dupla Portuguesa.

As motas a dois tempos tinham apenas a etapa de sábado, saindo vencedores a dupla Portuguesa José Machado e Pedro Azenha em Seadoo.

Nos jets no sábado a dupla Stefania Balzer e Tiago Sousa vencem com a diferença de uma volta para a dupla António Curtinhal e Beatriz Curtinhal e de cinco voltas para a terceira posição que era Emanuelle Balzer.

O dia Domingo era a decisão para as motas de água (3h) e jets (1h), pois estava tudo em aberto para se encontrar os vencedores.

Nas motas outra dupla Portuguesa em Yamaha cortam a meta na primeira posição - Paulo Rosa e Rui Vicente, seguido pelos vencedores de sábado - Carlos Truta e Filipe Filipe. David Catarro e Alexandre Baret ficam em terceiro graças avaria de Bruno Vicendeau e Barcello.

São vencedores das 5 h nas motas a dupla Truta/Filipe com um total de 131 voltas, seguido dos Franceses Vincendeau/Barcello e a terceira posição para outra dupla Portuguesa Rosa/Vicente.

Os jets tiveram as honras do encerramento com Emanuelle Balzer a ser o primeiro, seguido de Gonçalo Martins/Martin Rodrigues e António Curtinhal/Beatriz Curtinhal.

Emanuelle vence as 2h, graças a um critério de soma de pontos, ficando a dupla Curtinhal/Beatriz na segunda posição e Stefania/Tiago na terceira posição.

A melhor prova internacional de endurance em Portugal, fica assim marcada pelos pilotos Portugueses a subirem aos lugares mais altos dos pódios.

A Promotora Livre agradece à equipa médica da Golden Hour pelo empenho nesta prova, assim como à Yamaha Motor Portugal e Angel Pilot que disponibilizaram as motas para a segurança.

Este evento foi organizado em conjunto com o Município de Portimão e do Clube Naval de Portimão, com o apoio técnico da Federação Portuguesa de Jetski.

Em 2011 esta prova irá entrar para um tour europeu.
 
Fonte: Promotora Livre 27/04/2010