CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O jovem golfista Pedro Figueiredo, de 16 anos, que acaba de se tornar no melhor amador de sempre do Open da Madeira (27º), é um dos inscritos para o Open de Portugal, entre 3 e 6 de Abril, no Campo de Golfe Oitavos Dunes, na Quinta da Marinha.

No Open da Madeira, Pedro Figueiredo foi o melhor dos 13 portugueses presentes (apenas cinco passaram o “cut”) e ficou a apenas a uma pancada da melhor prestação de sempre de um português, “assinada” por António Sobrinho o ano passado, quando foi 15º, com 284 pancadas. Ao todo, a lista (“field”) conta com 12 portugueses, entre os quais também Filipe Lima, terceiro classificado na edição de 2005 do Open de Portugal, lugar que representa o melhor de sempre de um jogador luso.

O espanhol Pablo Martin, que o ano passado se tornou no primeiro amador a vencer um torneio do circuito europeu ao ganhar este Open de Portugal, também está inscrito para a edição deste ano, embora já como profissional, estatuto adquirido pouco depois do inédito triunfo nos Oitavos.

Para este ano, a lista de inscritos regista apenas quatro amadores, três deles portugueses: a Pedro Figueiredo juntam-se também Manuel Violas e Bernardo Frere.

Ainda relativamente aos jogadores das cores nacionais, e além de Filipe Lima, estão também inscritos os profissionais António Sobrinho, Tiago Cruz, Ricardo Santos, Nuno Campino, Henrique Paulino, António Rosado, Hugo Santos e Sean Hawker.

Em ano de Ryder Cup, prova que coloca em confronto as selecções dos Estados Unidos e da Europa, agendado para Valhaala (Kentucky), em Setembro, a edição de 2008 do Estoril Open de Portugal conta com vários jogadores de topo, entre eles três membros da selecção europeia da Ryder Cup.

O norte-irlandês Darren Clarke, vencedor de dois títulos WGC, o inglês David Howell e o irlandês Paul McGinley, autor do “put” decisivo da Ryder Cup de 2002, são os jogadores inscritos no Open de Portugal e que já participaram no célebre torneio bienal.

McGinley é também um dos seis vencedores da Taça do Mundo inscritos na prova portuguesa, num grupo restrito onde figura também o escocês Stephen Dodd, que venceu a mesma prova em solo português, em 2005, no campo Victoria, em Vilamoura.

O novo campeão do Open da Madeira, o escocês Alystar Forsyth, também está inscrito e tentará algo que ainda ninguém conseguiu: juntar os dois títulos na mesma temporada. O mais aproximado foi conseguido pelo inglês Peter Mitchell, que venceu na Madeira em 1997 e ganhou o Open de Portugal no ano seguinte.

Fonte: O Jogo 26/03/2008