CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A nova época do calendário interno da FPG arrancou este fim-de-semana nos Pinheiros Altos, no Algarve, com a vitória de Marta Vasconcelos e Ricardo Melo Gouveia, respectivamente, nas competições feminina e masculina do 1º Torneio Tranquilidade.

Ricardo Melo Gouveia não poderia desejar melhor maneira de começar a nova temporada. O jogador do CG Vilamoura, de 16 anos, obteve hoje (domingo), entre 60 adversários, a primeira vitória da sua carreira no Circuito Tranquilidade, por ocasião do 1º Torneio deste importante “tour” amador, que se realizou no percurso Sobreiros/Oliveiras (par-72) do complexo Pinheiros Altos Golf, Spa & Hotels, na Quinta do Lago, Algarve.

Na prova feminina, com 10 participantes, registou-se a ausência de última hora por parte da jogadora número um do Ranking Nacional BPI 2007, Joana Silva Pinto. Mas isso não serve para retirar mérito ao triunfo de Marta Vasconcelos, do Oporto GC, que deixou a sua mais próxima adversária, a açoriana Ana Santos Melo, a seis ‘shots’ de distância. Foi o quarto título da nortenha nas últimas nove provas que jogou no Circuito Tranquilidade.

Melo Gouveia fez 73 pancadas na primeira volta e começou por ocupar a segunda posição, com a desvantagem mínima sobre o seu companheiro de clube Romeu Gonçalves. E repetiu a dose na jornada seguinte para somar 146 (+2) e vencer com duas à melhor sobre outro jovem representante de Vilamoura, José Maria Jóia (74-74). Romeu piorou seis pancadas (72-78) e partilhou o terceiro posto com Ashley Johnston (75-75), que jogava em casa.

Trata-se de uma vitória extremamente importante para Melo Gouveia, já que a sua auto-confiança estava um pouco em baixo depois de ter actuado aquém do que se esperava dele na época passada: em 2007, este internacional português, campeão nacional de sub-14 em 2004, não foi além do 12º lugar no Ranking Nacional BPI e do 8º no Ranking do Circuito Tranquilidade.

Em Pinheiros Altos, o número um português Pedro Figueiredo (76-75), da Quinta do Peru, acabou empatado no quinto lugar com Marcus Lester (78-73), ambos com 151. Para Figueiredo, campeão nacional individual absoluto, este foi o primeiro torneio que jogou desde o terceiro lugar, na última semana de Dezembro, no Junior Orange Bowl Championship, em Miami (EUA).

Outros dos favoritos iniciais, João Carlota (75-80) – 2º no Ranking Nacional em 2007 e premiado com o título de Jovem do Ano –, do CG Vilamoura, ficou-se pelo oitavo lugar, que repartiu com Bernardo Frére (78-77), do Oitavos Golfe, ambos com 155. Paulo Ferreira, de Amarante (76-78), foi sétimo com 154.

No primeiro dia de prova, houve condições climatéricas ideais para a prática da modalidade, no segundo só começou a chover depois do encerramento. Mas estes 18 buracos de Pinheiros Altos são muitos exigentes, o que ajuda a compreender os resultados elevados. Isso ficou bem patente também na prova feminina, com Marta Vasconcelos a triunfar com um total de 159, 15 acima do par.

Vasconcelos, campeã nacional de sub-18, concluiu a ronda inaugural com 77 pancadas, contra as 81 de Ana Santos Melo, do CG Ilha Terceira, vice-campeã nacional individual absoluta. A vantagem inicial seria hoje ampliada de quatro para seis ‘shots’, já que a primeira fez 82 e a segunda 84. Carla Cruz (86-85), do CG Estoril, partilhou o terceiro lugar com Magda Carrilho (88-83), da Quinta do Peru, a 12 pancadas da vencedora.