CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Entre 10 e 16 de Julho Lausanne acolherá mais de 20.000 ginastas, com média de idade 30 anos e oriundos de 55 países. Esta é a terceira vez na história das Gymnaestradas (14 edições) em que a Suíça  é anfitriã do maior evento não competitivo do mundo – a primeira ocasião foi em 1969 (Bâle) e a segunda vez em 1982 (Zürich).

1350 portugueses que compõem a Delegação Portuguesa estão em contagem decrescente para a viagem rumo a Lausanne (Suíça) onde este domingo (10 de Julho) terá lugar a Cerimónia de Abertura da 14ª Gymnaestrada Mundial – evento da Federação Internacional de Ginástica e organizado pela Federação de Ginástica da Suíça.

Os ginastas portugueses vão utilizar os mais diversos meios de transporte, desde viaturas particulares, passando por autocarros alugados, comboio ou avião. Ao longo dos próximos três dias os 42 clubes participantes completarão esta “ponte gímnica” que unirá Portugal e Suíça com o objectivo de apresentarem os seus ginastas na sempre espectacular Cerimónia de Abertura que terá lugar no domingo (transmissão em diferido na Sport.TV3)

Os 7 dias deste evento ficarão marcados pelas Cerimónias de Abertura / Encerramento (que terão lugar no mítico Estádio Olímpico de Lausanne), pelas exibições de interior (realizadas em pavilhões) , pelas exibições de Grande Grupo, pelas Noites Nacionais (com destaque para a Noite de Portugal que terá lugar a 13 de Julho) e pela fantástica Gala FIG (com lotação esgotada). No total serão efectuadas 1800 apresentações gímnicas que totalizarão mais de 600 horas de Ginástica!

A partir de amanhã (e uma vez em Lausanne) proporcionaremos informação e imagens diárias sobre esta iniciativa e a nossa Delegação - dando particular destaque ao dia-a-dia dos nossos ginastas, sem esquecer a Noite Nacional de Portugal que se espera um momento único e de grande interacção com a comunidade lusa residente na região de Lausanne.

Fonte: FGP 06/07/2011