CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O Palácio dos Desportos (Torres Novas) assistiu a uma jornada histórica da Ginástica Artística Nacional. As Selecções de Portugal de Ginástica Artística Masculina (GAM) e Ginástica Artística Feminina (GAF) obtiveram dois registos históricos para as cores nacionais.

A equipa masculina de Portugal conseguiu pela primeira vez na história derrotar a sua congénere espanhola (equipa 6ª classificada nos mundiais de 2007 e presente nos JO Pequim 2008).


Portugal obteve 256,850 pontos enquanto a Espanha pontuou 255,300. Para esta vitória contribuíram as prestações dos ginastas Gustavo Simões, Manuel Campos, Bernardo Graça, Simão Almeida e Tiago Camacho. Referência ainda para Manuel Campos que dominou a prova do Concurso Geral Individual (All-Around) com 87,100 à frente do ginasta olímpico espanhol Sérgio Muñoz.

Também a equipa feminina de Portugal não quis deixar de deixar a sua marca na história e derrotou a Hungria mas por uma margem inferior 0,300 pts. A equipa nacional pontuou 145,300 enquanto a Hungria 145,000pts! Mais um feito histórico na tarde de Torres Vedras e os créditos pertencem a Zoi Lima, Alexandra Choon, Leonor Neto, Catarina Abrantes e Rita Limão. Individualmente a vitória foi para Ildikó FARKAS da Hungria (50,300 pts) ficando nos lugares seguintes do pódio Leonor Neto e Zoi Lima.

Dois bons resultados na caminhada que tem por objectivo primeiro a preparação para os Europeu de Ginástica Artística de Milão (Abril próximo) e que podem simbolizar ainda o arranque positivo da preparação das Equipas Nacionais de Ginástica Artística com vista ao apuramento Olímpico (Londres 2012).


Fonte: FGP 17/03/2009