Terminou a 13ª edição do Torneio Internacional da Madeira de Ginástica Artística Masculina (GAM). A história da prova madeirense disputada no pavilhão do CS Marítimo fica marcada pela boa prestação dos ginastas nacionais.
Depois de no dia de ontem Portugal ter conquistado o título por equipas e Manuel Campos ter obtido o título na concurso geral individual (all-around) hoje foi a vez das finais individuais nos seis aparelhos. Mais uma vez os ginastas nacionais deram boa conta de si e subiram por oito vezes ao pódio.
Contudo o ginasta em destaque destas finais foi o alemão Helge Liebrich que subiu ao pódio nas seis ocasiões (tendo conquistado 3 medalhas de ouro, 2 de prata e 1 de bronze)
No que se refere aos ginastas nacionais, Manuel Campos esteve outra vez em bom plano ao conquistar duas medalhas de ouro (Cavalo com Arções e Paralelas).
Apesar de apenas ter conquistado uma medalha de ouro (Cavalo com Arções) Gustavo Simões foi o ginasta nacional que mais vezes súbiu ao pódio (4) tendo conquistado medalhas nas provas de Solo (prata), Barra Fixa e Cavalo com Arções (ambas bronze). Bernardo Graça (medalha de prata em Barra Fixa) e Tiago Camacho (Bronze na final de solo) fecharam as contas nacionais neste último dia de prova.
Este foi assim um bom teste para os ginastas nacionais na preparação para o Campeonato da Europa Individual que irá ter lugar em Milão no início de Abril.
Fonte: FGP 01/03/2009