CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Portugal conquista medalha de bronze por equipas na "Taça Latina 2008"
O Clube Recreativo Leões de Porto Salvo foi o palco de duas competições de ginástica aeróbica nos dias 1 e 2 Março, o Torneio Nacional de Abertura da Federação de Ginástica de Portugal (FGP) e a "II Taça Latina" evento internacional que reuniu os campeões nacionais lusos, bem como alguns dos campeões do Mundo e da Europa desta disciplina gímnica em representação da Espanha, França, Itália, Roménia e Israel (extra-competição).

O Torneio Nacional de Abertura definiu a equipa portuguesa que participou na “Taça Latina” e que foi constituída por 14 ginastas de diversos clubes (Corpore Ginásio dos Açores, dos Bombeiros de Barcarena e da MFJB Associação Desporto e Cultura – Centro de Treinos dos Bombeiros da Pontinha).

A Taça Latina foi uma competição por equipas para a qual contaram os resultados dos escalões Juniores e Seniores. De referir que esta prova foi a primeira do percurso internacional de preparação para os Campeonatos do Mundo de Ginástica Aeróbica (Alemanha próximo mês de Abril).

No que se refere à competição em si e começando pelas provas do escalão sénior, o grande destaque vai para o par misto Ana Maçanita e Tiago Faquinha (4º classificados no europeu de 2007) que apresentaram um esquema inspirado no tema desta Taça e no seu estilo “latino” conseguiram o primeiro lugar com 21.550pts - sendo esta a melhor nota atribuída pelo júri em todas as provas desta competição!

Tiago Faquinha (SFRUA) esteve ainda em destaque ao conquistar a 2º posição na categoria individual com 20.433 pts. Nesta categoria Ivan Parejo de Espanha foi 1º classificado com 21.084 pts. Os restantes ginastas nacionais, João Baptista da MFJB-ADC foi 6º com 19.617 pts e André Marques dos Bombeiros de Barcarena foi 7º com 18.734 pts. Na prova de individual feminino a primeira classificada foi Giulia Biachi de Itália com 20.583 e a segunda a jovem ginasta nacional Elena Rosca (Bombeiros de Barcarena) com 20.184 pts. Nota para as restantes ginastas nacionais, Olga Carvalho (Bombeiros Barcarena) foi 4ª com 18.767 pts e Sara Sardinha (Corpore Ginásio) foi 5ª com 18.650 pts.

No tocante à prova de individual feminino juvenil, temos de destacar a conquista dos três primeiros lugares por ginastas espanholas - sendo a melhor portuguesa desta prova, Sara Silva (Corpore Ginásio), 4ª classificada com 17.133 pts. Na categoria trio juvenil, Portugal foi 2º classificado (Sara Silva, Yasmin Choonara e Luana Minucci) com 16.250 pts. Por fim na prova de feminino júnior, Luísa Pavel da Roménia foi 1ª com 19.600 pts, Teresa Scuotto de Itália 2ª com 18.700 pts e Andreia Simão (POR - Corpore Ginásio) em 3º com 18.483 pts. Destaque ainda para a estreante nacional nestas competições Chloe Richard dos Bombeiros de Barcarena que alcançou o 5º lugar com 16.517 pts.

A classificação final da Taça Latina (em função dos resultados alcançados por cada equipa, nos vários escalões) ficou assim definida:
1º Espanha (40 pontos)
2º Roménia (38 pontos)
3º Portugal (37 pontos)
4º Lugar ex-aquo Itália e França (33 pontos)

Esta prova foi organizada pela Federação de Ginástica de Portugal com o apoio da Divisão de Desporto da Câmara Municipal de Oeiras e com a colaboração do Clube Recreativo Leões de Porto Salvo.

Fonte: FGP 03/03/2008