Portugal sagra-se bicampeão da Europa de pares BC3 ao vencer a Grécia, atual campeã paralímpica, por 7-2. Luís Silva, José Carlos Macedo e Armando Costa, acompanhados por Ricardo Neves, Roberto Mateus e Vânia Pinheiro, entraram no jogo de forma categórica, e para vencer, não permitindo aos gregos qualquer ponto nos primeiros 3 parciais (7-0) No último parcial, e com o ouro já garantido, Portugal limitou-se a gerir o resultado possibilitando que a Grécia pontuasse, cunhando o resultado final em 7-2
Na disputa pela medalha de bronze, a Grã-Bretanha venceu a Bélgica por 3-1.
Na final em equipas Portugal conseguiu mais uma medalha, desta feita de prata, ao perder frente à Grã-Bretanha (4-5) invertendo as posições do Campeonato da Europa de 2009 (1ºPortugal/2ºGrã-Bretanha). A medalha de bronze de equipas foi conquistada pela Eslováquia ao vencer a Espanha, após parcial de desempate.
Em pares BC4, a medalha de ouro foi para a Grã-Bretanha, bicampeã de Europa, ao vencer a Hungria (prata) por 6-1. A seleção Húngara eliminou Portugal nos 1/4 de final. A medalha de bronze foi para a Grécia que derrotou a República Checa, por (4.3) no jogo que decidia o 3º e 4º lugar.
Medalheiro até ao momento:
1º – Grã Bretanha: 2 Medalhas de Ouro; 1 Medalha de Bronze
2º – Portugal: 1 Medalha de Ouro; 1 Medalha de Prata
3º – Grécia: 1 Medalha de Prata; 1 Medalha de Bronze
4º – Hungria: 1 Medalha de Prata
5º – Eslováquia: 1 Medalha de Bronze
Todos os resultados em http://euroboccia2013.com/
Fonte: FPDD 19/06/2013