CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
As selecções nacionais de basquetebol e futsal sagraram-se hoje, segunda-feira, campeãs mundiais ao vencerem as finais em que estiveram envolvidas no último dia dos "Global Games", em Liberec (República Checa).

Os triunfos de Portugal foram muito claros: os basquetebolistas derrotaram a Venezuela por 89-54 (39-26 ao intervalo), enquanto os futebolistas venceram a Polónia por 6-2 (3-1 ao intervalo).

Com estas duas medalhas de ouro, entregues durante a cerimónia de encerramento, Portugal obteve um total de 30 medalhas, das quais quinze de ouro, cinco de prata e dez de bronze, conquistadas em competições de atletismo, basquetebol, ciclismo e futsal. Na 1.ª edição dos "Global Games", em 2004, na Suécia, a delegação portuguesa obtivera 19 medalhas, todas elas no atletismo.

Judo e remo indoor, modalidades de demonstração nesta 2.ª edição dos "Global Games", não distribuíram medalhas. Merecem destaque, no entanto, as vitórias dos remadores Sara Pinho e José Pereira, o 3.º lugar do judoca José Rocha e igual posição do remador Nelson Garrote.

O chefe da missão portuguesa, prof. José Pavoeiro, afirmou que "foram superados os objectivos que definimos" para a presença em Liberec. "Estamos todos de parabéns. Para além das medalhas conquistadas, o desempenho dos atletas durante os nove dias de competição foi extraordinário. Com uma atitude de entrega total e o espírito de sacrifício que nos caracteriza como povo, defenderam as cores da bandeira portuguesa e honraram o nome de Portugal", acrescentou.

José Pavoeiro destacou ainda o espírito que reinou entre a comitiva portuguesa. "Socialmente, foi uma experiência extraordinária. O entrosamento que se verificou entre as diversas modalidades é indescritível; só presenciando-o é que se pode avaliá-lo."

"Ao mesmo tempo, começámos a alinhar ideias para o futuro. E daqui de Liberec, lanço um desafio aos clubes portugueses: dêem uma oportunidade a estes atletas para que eles mostrem o que valem", concluiu o chefe da missão portuguesa.

Estiveram presentes na República Checa cerca de 800 atletas de 34 países dos cinco continentes, naquela que é a maior competição mundial para desportistas com deficiência intelectual. A equipa portuguesa foi formada por 66 atletas.

A terceira edição dos "Global Games" terá lugar em 2013, existindo três países candidatos à respectiva organização: Austrália, França e Japão. A escolha será feita na próxima assembleia geral do INAS-FID, em Novembro deste ano, na África do Sul.

Resultados
Futsal (masculino)

Meias-finais:
Portugal, 11 - Itália, 1;
Polónia, 4 - Hungria, 3.

3.º/4.º classificados:
Hungria, 16 - Itália, 3.

Final:
Portugal, 6 - Polónia, 2.

Basquetebol (masculino)
Meias-finais:

Venezuela, 83 - Grécia, 78;
Portugal, 58 - Brasil, 56.

3.º/4.º classificados:
Brasil, 78 - Grécia, 61.

Final:
Portugal, 84 - Venezuela, 59.

A ciclista Inês Pinto recebeu domingo a medalha de prata pelo 2.º lugar no contra-relógio por equipas, que disputou integrada numa formação mista em termos de nacionalidades.

Fonte: Infordesporto 13/07/2009