CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Apesar de algumas dificuldades técnicas a nível da iluminação no Pavilhão Municipal da Maceira, foi possível mobilizar as mais diversas vontades, a começar pelas equipas que se dispuseram a esperar o tempo necessário para que o jogo se realizasse naquele mesmo dia e não fosse adiado, bem como a equipa de arbitragem que tudo fez para permitir encontrar uma solução, ficando esta a dever-se, para além doutras pessoas, à intervenção do Sr. Presidente da Associação de Basquetebol de Leiria e do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande.

Nunca houve uma margem dilatada para qualquer uma das equipas noutro jogo muito disputado e com uma ocorrência frequente de faltas. Exclusão do jogador Hugo Maia (APD-Sintra) no final do 3º período, João Cardoso (APD Sintra) e Marco (APD-Leiria) no final do 4º período por acumulação de faltas.

Esta finalíssima só se decidiu nos últimos 30 segundos quando a APD-Sintra tinha uma magra vantagem de 1 ponto, aumentada para 3 com um cesto da jogadora Mafalda Andrade que teve uma prestação brilhante em todo o decorrer desta fase final.

Com o objectivo de parar o tempo a APD-Leiria faz mais uma falta que resulta na marcação de 2 lançamentos livres pelo jogador Paulo Dias fechando o marcador em 44-49 favoráveis à APD-Sintra que conquista assim o título de Campeões Nacionais, o 5º consecutivo, ou seja, Penta-Campeões Nacionais.

Conclui-se assim uma época em que a APD-Leiria conquistou a Taça de Portugal e fez um campeonato excelente com o 1º lugar na Zona Sul na fase regular e com um apuramento facilitado aos Playoffs Finais após 2 vitórias fáceis frente à APD-Porto.

A APD-Sintra superou todas as dificuldades, a perda do melhor base português para o Campeonato Espanhol, a perda de um bom extremo por motivos de ordem pessoal e um dos seus jogadores mais rápidos o José Carlos Cardoso que foi submetido a uma intervenção cirúrgica antes da fase de Playoffs.

Face a todas estas dificuldades todo o plantel está de parabéns que perante todas as adversidades que surgiram souberam manter o grupo unido e alcançar este grande objectivo que é o título de Penta-Campeões.

A APD-Sintra torna-se na 1ª equipa a conseguir ganhar 5 Campeonatos seguidos e na equipa a nível nacional com mais títulos.

Campeões: Hugo Maia, José Carlos Cardoso, Paulo Dias, Mafalda Andrade, João Cardoso, Rui Nicolau, JP Delgado, Pedro Paiva, Ismael Levy, Rui Lourenço, Pedro Martins e Agostinho Silva. Técnicos Luis Mendes e Rui Lourenço.

Resultados da final:
1º jogo: APD-Leiria 45 - APD-Sintra 49
2º jogo: APD-Leiria 46 - APD-Sintra 37
3º jogo: APD-Sintra 50 - APD-Leiria 49
4º jogo: APD-Sintra 46 - APD-Leiria 48
5º jogo: APD-Leiria 44 - APD-Sintra 49

Fonte: Infordesporto 10/07/2008