No final do 3º dia de competição do 3º Campeonato do Mundo de Ciclismo INAS-FID, que se encontra a decorrer em Idanha-a-Nova, Portugal conseguiu arrecadar 9 Medalhas (4 de Ouro, 3 de Prata e 2 de Bronze).
No sábado, na Prova de Estrada Curta, o pódio foi português com Leandro Santos a sagrar-se Campeão do Mundo com o tempo de 39.00, André Penedo Vice-Campeão com 39.50 e Carlos Carvalho a completar o trio português com 40.18.
Surpresa no sector feminino com Inês Pinto a arrecadar a Medalha de Prata com 19.12, atrás da checa Gabriela Nováková (18.05) e à frente da também checa Pavilina Bobáková (19.18).
Ontem, Portugal sagrou-se Campeão do Mundo no Contra-Relógio por Equipas quer na competição masculina (1h04.21) quer na competição feminina (37.10m), confirmando, assim, o favoritismo de Portugal neste Campeonato do Mundo.
Na classificação geral individual, Leandro Santos segue na frente, seguido pelos seus companheiros André Penedo e Carlos Carvalho. Na competição feminina, Inês Pinto segue em 2º lugar da geral.
José Costa Pereira, Chefe de Delegação, salientou a boa prestação da equipa portuguesa, afirmando que "Já conseguimos 9 Medalhas, o Leandro Santos tem revalidado os seus títulos e, neste momento, a Inês Pinto já não é uma surpresa, mas uma certeza, uma vez que passou do bronze no primeiro dia ao ouro no terceiro", acrescentando, igualmente, que "Dos 16 ciclistas em prova, já 13 atingiram o Estatuto de Alta Competição".
Fonte: Infordesporto 19/05/2008