CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Portugal vai acolher a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corfebol entre quinta-feira e sábado, com a equipa lusa, representada pelo Núcleo de Corfebol de Benfica, a aspirar ao pódio.  
Image 
Portugal vai acolher a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corfebol entre quinta-feira e sábado, com a equipa lusa, representada pelo Núcleo de Corfebol de Benfica (NCB), a aspirar ao pódio.

As oito melhores equipas da Europa vão competir no Pavilhão Desportivo dos Lombos, em Carcavelos, com os holandeses do DOS'46 Nijeveen a lutarem pela revalidação do título europeu. 

De acordo com Ricardo Ferreira, da comissão organizadora do evento, o NCB tem como principal objectivo igualar o seu melhor registo de sempre numa prova internacional, o terceiro lugar, alcançado há dois anos em França.

Reconhecendo que em Portugal a modalidade não tem a expressão que tem por exemplo na Holanda - país onde nasceu -, Ricardo Ferreira explicou que esta se pratica mais no distrito de Lisboa. 

"Infelizmente é à volta do distrito de Lisboa que se encontram a maioria das equipas de corfebol nacional. Há algumas em pólos universitários, mas que não estão tão aptas para a competição", afirmou. 

Na Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corfebol participam equipas da Holanda, Bélgica (as duas formações mais fortes na modalidade), Hungria, Inglaterra, Alemanha e Eslováquia. 

A fase final que Portugal organiza pela primeira vez, depois de ter recebido alguns jogos das pré-eliminatórias, está dividida em duas fases: a primeira, disputa-se quinta e sexta-feira, na qual cada equipa disputa três jogos para obter a melhor classificação no seu grupo (dois). 

Sábado, último dia de prova, as equipas que ficam no mesmo ranking em cada um dos grupos, jogam entre si para determinar a classificação final do torneio. 

O corfebol é um desporto jogado à mão, num campo rectangular, no qual uma equipa de quatro homens e quatro mulheres tenta lançara uma bola para dentro de um cesto.