Paulo Pereira (CC José Maria Nicolau) coroou com a vitória na etapa e a camisola amarela a fuga que empreendeu na tirada inicial da Volta a Portugal de Juniores, que hoje se disputou, ao longo de 95,2 quilómetros, entre Alburitel e o Bombarral.
Paulo Pereira saiu do pelotão a cerca de 15 quilómetros da chegada, na companhia de Paulo Silva (Liberty Seguros/Feira/KTM) e de Luís Rodrigues (Alcobaça CC/Crédito Agrícola). Na última subida da viagem, a pouco menos de dez quilómetros do final, Pereira e Silva deixaram Rodrigues para trás.
A etapa acabou por discutir-se a dois, com Paulo Pereira a levar a melhor sobre Paulo Silva, ambos com 2h26m30s (média de 38,990 km/h). O terceiro classificado e primeiro corredor do pelotão foi Rui Oliveira (EC Venceslau Fernandes), a 11 segundos dos dois melhores.
Na ausência de bonificações, a classificação geral replica a ordem de chegada da primeira etapa. Paulo Pereira vai, assim, chegar amanhã à terra natal, Caldas da Rainha, com a camisola amarela no corpo. Nelson Silva (CC Bairrada) lidera por pontos e Rui Oliveira é o melhor júnior de primeiro ano, enquanto a Liberty Seguros/Feira/KTM encabeça a classificação por equipas.
“Esta vitória é fruto de muito trabalho, de muito esforço. Quando saí do pelotão fi-lo em trabalho para os colegas de equipa, mas no último topo percebi que poderia chegar à vitória. A equipa agora decidirá quem é o líder e o papel que me caberá nas próximas etapas”, afirmou Paulo Pereira.
A segunda etapa da competição corre-se neste sábado, unindo Óbidos às Caldas da Rainha numa tirada de 112,5 quilómetros, a mais longa da prova.
Fonte: UVP/FPC, 06/09/2013