CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Frederico Figueiredo foi hoje o melhor português nos 165 quilómetros da prova de fundo do Campeonato da Europa de Estrada para sub-23, disputada em Olomouc, República Checa, terminando na 28.ª posição. Mais uma vez, tal como sucedera na corrida de juniores, as quedas marcaram o curso da prova, fazendo com que grande parte do pelotão acabasse por abandonar.

O mais bem colocado corredor luso gastou mais 1m53s do que o vencedor deste Europeu, o belga Sean de Bie, que gastou 4h19m02s para cobrir o percurso. O vencedor impôs-se ao sprint num grupo de cinco corredores. O segundo classificado foi o checo Petr Vakoc e o terceiro o letão Toms Skujins. O outro português a chegar ao final foi Nuno Bico, 49.º, a 6m33s.

“A nossa participação neste Campeonato da Europa fica marcada pelo azar. Hoje caíram o Rafael Reis, o Daniel Freitas e o Nuno Bico. O Rúben Guerreiro furou. E o infortúnio começou logo na primeira volta, na entrada para a rampa de empedrado, onde ficaram mais de 40 corredores no solo e onde o pelotão ficou completamente partido. A partir daí, toda a corrida ficou comprometida”, lamenta o selecionador nacional, José Poeira.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros alinhou hoje com Frederico Figueiredo, Nuno Bico, Rafael Reis, Daniel Freitas, Hélder Ferreira e Rúben Guerreiro.

Apesar de uma participação global marcada pelos azares, Portugal alcançou ontem um dos melhores lugares de sempre em provas de fundo para juniores, graças ao décimo lugar de David Ribeiro.

Fonte: UVP/FPC 21/07/2013