O júnior Ivo Oliveira alcançou hoje o melhor resultado absoluto de sempre de um corredor português num Campeonato da Europa de Pista, sendo o sétimo classificado na prova de perseguição individual, no Europeu que se disputa no Velódromo Nacional, Sangalhos, até domingo. Este resultado supera o oitavo lugar de Ana Azenha na prova júnior de scratch, em 2011.
Além do desempenho absoluto de grande qualidade, que o colocou praticamente no primeiro terço da classificação, o corredor natural de Gaia pode orgulhar-se de um resultado relativo excelente, pois conseguiu uma marca que o selecionador nacional, Gabriel Mendes, considera “dificilmente igualável por outro corredor português nos próximos tempos”. Ivo Oliveira completou a prova em 3m26s505, retirando cerca de 7 segundos ao melhor tempo nacional (não há recordes homologados nas provas nacionais, pelo que não podemos falar em recorde) que estava em vigor antes desta prova.
Ivo Oliveira é ainda júnior de primeiro ano, pelo que apresenta margem de evolução para mais altos voos, nos quais, aliás, começa a pensar. “Tenho já como meta para o próximo ano fazer, pelo menos, um top 5 no Campeonato da Europa. Acho que é possível”, afirmou no final da corrida. João Silva também correu a prova de perseguição individual, acabando no 17.º lugar, com 3m33s593. O pódio desta disciplina será conhecido na tarde de hoje, sendo disputado entre os quatro mais rápidos da ronda de apuramento.
O último português a entrar hoje em liça foi Paulo Cunha, que cumpriu a prova de 1 km contrarrelógio em 1m08s358, o que lhe valeu a 12.ª posição, numa final direta ganha pelo russo Alexandr Dubchenko, com 1m02s807.
Amanhã a Seleção Nacional/Liberty Seguros vai estar representada por seis corredores, todos eles na corrida por pontos. Os sub-23 Luís Gomes e Hugo Brito vão disputar as eliminatórias, a partir das 12h00. Os restantes corredores competem em finais diretas. É o caso da júnior Marisa Santos, às 16h40, da sub-23 Ana Azenha, às 20h00, e dos juniores e irmãos gémeos Ivo e Rui Oliveira, às 20h30. Caso se apurem para a final, Luís Gomes e Hugo Brito voltam à pista às 21h00.
Fonte: UVP/FPC 10/07/2013