CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Ao segundo dia de competição no Campeonato da Europa de Pista, que se disputa no Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, foram duas as seleções que dividiram os louros. França, com cinco subidas ao pódio, foi o país que conquistou mais medalhas. Mas a Rússia, com um total de quatro pódios, foi a nação que mais títulos arrebatou.

Cumpridos dois dos seis dias de competição e entregues 14 dos 38 títulos europeus em disputa, os russos seguem na dianteira com um total de oito medalhas, quatro de ouro e quatro de prata. França tem seis medalhas, mas apenas uma é de ouro, havendo dois países com dois primeiros lugares, Alemanha e Suíça.

Hoje estiveram em disputa oito medalhas de ouro, duas das quais em sub-23, categoria em que se atribuíram os títulos europeus de velocidade por equipas e de perseguição coletiva. Na primeira destas provas a Alemanha revalidou o título europeu, relegando a República Checa para a segunda posição e a Holanda para o terceiro posto. Na corrida coletiva de perseguição o quarteto suíço suplantou o bloco francês. A República Checa completou o grupo de medalhados.

O segundo dia de Europeu foi também palco de duas finais de sub-23 femininos. Em velocidade por equipas a dupla holandesa formada por Shanne Braspennincx e Elis Ligtlee bateu, na luta pelo ouro, as russas Ekaterina Gnidenko e Anastasia Voinova, que tiveram de contentar-se com a prata. As britânicas Rebecca James e Victoria Williamson fecharam o pódio.

A final de perseguição individual para sub-23 foi palco de um intenso duelo entre duas britânicas. A campeã olímpica de omnium e de perseguição por equipas, Laura Trott, levou a melhor sobre a compatriota Elinor Barker. A checa Lucie Zaleska celebrou a medalha de bronze.

Em juniores masculinos, o russo Alexandr Dubchenko sagrou-se campeão europeu de 1 km contrarrelógio, graças a um imbatível registo de 1m02s807. O alemão Maximilian Dornbach ficou na segunda posição, a 676 milésimos de segundo. No terceiro posto colocou-se o francês Thomas Copponi, a 992 milésimos de segundo. Na corrida júnior de perseguição individual o pódio foi maioritariamente francês, mas foi o russo Pavel Chursin a chegar ao lugar mais apetecido. Os gauleses Valentin Madouas e Corentin Ermenault foram o segundo e o terceiro classificados, respetivamente.

O setor feminino de juniores coroou as italianas como campeãs da Europa de perseguição por equipas. A Rússia quedou-se pela segunda posição e a Bélgica ocupou o terceiro lugar. A júnior francesa Melissandre Pain arrebatou a medalha de ouro em velocidade individual, revelando grande superioridade em relação à belga Nicky Degrendele. A alemã Doreen Heinze leva para casa a medalha de bronze por desqualificação da russa Tatiana Kiseleva.

O terceiro dia de competição vai desenrolar-se, nesta quinta-feira, entre as 9h30 e as 12h50 e entre as 15h00 e as 22h15. Estarão em disputa cinco títulos europeus.

Medalhas
País        Ouro Prata Bronze Total
Rússia        4    4        0        8
Alemanha    2   2        1        5
Suíça           2   0        1        3
França          1  3        2        6
Rep. Checa   1  1        2        4
Bélgica         1  1        1        3
Grã-Bretanha1  1        1        3
Itália           1   0        2        3
Holanda       1   0        1        2
Ucrânia        0    2        0        2
Polónia        0    0        2        2
Irlanda        0    0        1        1

Fonte: UVP/FPC 10/07/2013