O Campeonato da Europa de Pista para Sub-23 e Juniores, que se realiza pelo terceiro ano consecutivo no Velódromo Nacional, Sangalhos, arranca nesta terça-feira, 9 de julho, e vai prolongar-se até ao próximo domingo, contando com algumas estrelas internacionais entre os corredores presentes.
Estão inscritos 338 ciclistas, oriundos de 24 países. Entre os participantes encontra-se a campeã olímpica Laura Trott, corredora britânica que se impôs na prova de omnium dos Jogos de Londres, onde também integrou a equipa vencedora da prova de perseguição coletiva. O francês Bryan Coquard, uma das revelações da presente época internacional de estrada, ao serviço da Europcar, também está em Portugal para competir neste Europeu. A britânica Rebecca James, atual campeã do mundo de velocidade e de keirin, na categoria de elite, também vai pedalar na pista de Sangalhos.
A Seleção Nacional/Liberty Seguros alinha com os sub-23 Ana Azenha, Hugo Brito, Pedro Brás, José Afonso e José Mendes (CC Bairrada), Luís Gomes (UC Maia/Bicicletas Andrade), João Matias (OFM-Quinta da Lixa) e Samuel Magalhães (Liberty Seguros/Feira/KTM), assim como os juniores Ivo Oliveira e Rui Oliveira (Clube de Triatlo de Perosinho), Nelson Silva e Miguel Amorim (CC Bairrada), João Silva (Alcobaça CC/Crédito Agrícola), Paulo Cunha (Liberty Seguros/Feira/KTM) e Marisa Santos (CDC Navais/Póvoa de Varzim).
Ao longo dos seis dias de competição vão estar em disputa 38 títulos europeus nas disciplinas de perseguição individual, perseguição por equipas, velocidade individual, velocidade por equipas, contrarrelógio, corrida por pontos, scratch, omnium, madison e keirin.
No primeiro dia a competição vai decorrer entre as 9h30 e as 13h30 e entre as 17h00 e as 21h50. Vão disputar-se provas de velocidade, perseguição individual e por equipas, velocidade por equipas e 1 km contrarrelógio, sendo atribuídos os primeiros seis títulos europeus. Na jornada de estreia haverá oito corredores lusos em pista: Marisa Santos, José Afonso e José Mendes participam na perseguição individual, Pedro Brás compete na prove de 1 km contrarrelógio, enquanto Ivo Oliveira, Rui Oliveira, João Silva e Nelson Silva constituem a equipa portuguesa para a prova júnior de perseguição coletiva.
“A equipa de perseguição tem vindo a trabalhar em conjunto há algum tempo, pelo que acredito que poderemos obter um resultado que nos permita aproximar do tempo da maior parte das seleções presentes. No ano passado, fizemos 4m26s, mas estou convencido de que, desta vez, conseguiremos baixar da barreira dos 4m20s. Nas provas individuais o objetivo passa por melhor as marcas pessoais dos nossos atletas”, explica o selecionador nacional, Gabriel Mendes.
Em 2013, todos os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo terão entrada gratuita no Velódromo, o mesmo acontecendo com todos os moradores no concelho de Anadia.
Países participantes: Alemanha, Arménia, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Dinamarca, Espanha, França, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia, Suíça, Ucrânia.
Números do Campeonato da Europa de Pista
24 – Número de delegações internacionais
338 – Corredores inscritos
15 – Corredores portugueses presentes
38 – Títulos europeus em disputa
10 – Disciplinas em que serão discutidos títulos
6 – Dias de prova
55 – Horas de competição
Fonte: UVP/FPC 08/07/2013