CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

rafael-reisA Seleção Nacional/Liberty Seguros vai competir no Campeonato da Europa de Estrada, que terá lugar na República Checa, entre 18 e 21 de julho, com 12 corredores. A delegação nacional vai partir com ambição de lutar por lugares cimeiros.

A equipa nacional de sub-23 conjuga a experiência de quatro corredores experientes nesta categoria, Daniel Freitas (Anicolor), Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/KTM), Hélder Ferreira (Maia/Bicicletas Andrade) e Rafael Reis (Ceramica Flaminia-Fondriest), com a juventude de dois estreantes neste escalão, Nuno Bico (Rádio Popular-Onda) e Rúben Guerreiro (Liberty Seguros/Feira/KTM).
O sexteto vai correr a prova de fundo, que terá 165 quilómetros, num percurso traçado entre Olomouc e Svatý Kopecek, no dia 21. Antes, a 19 de julho, Rafael Reis e Rúben Guerreiro vão alinhar no contrarrelógio de 23,5 quilómetros, entre Ostrava e Nová Radnice.

“O Rafael Reis, que foi um dos melhores contrarrelogistas na categoria júnior, tem condições para entrar na discussão do Campeonato da Europa de Contrarrelógio. Demonstrou grande nível no exercício individual da Volta a Berlim, que nem era ao seu jeito, e esteve em excelente plano no Campeonato Nacional, que venceu. Quanto à prova de fundo a incógnita é maior, pois são muitas as variáveis. Trata-se, no entanto, de uma questão de querer, que, se for acompanhada pela dose certa de sorte, pode garantir-nos um desempenho de grande nível”, antecipa o selecionador nacional, José Poeira.

A equipa júnior vai ser constituída por César Martingil e Pedro Costa (CC José Maria Nicolau), David Ribeiro (Liberty Seguros/Feira/KTM), Gaspar Gonçalves (Anicolor), João Silva (Alcobaça CC/Crédito Agrícola) e Rui Carvalho (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel). Todos vão correr a prova de fundo, de 126 quilómetros, a disputar no dia 20. César Martingil, Gaspar Gonçalves e João Silva também competem no contrarrelógio de 23,5 quilómetros, no dia 18.

“Nos juniores temos menos referências de comparação com os melhores ciclistas europeus desta categoria. Esta participação tem também como função avaliar o nosso grau de evolução em face do nível de desenvolvimento dos adversários. Isto não nos inibirá, contudo, de tentar alcançar resultados”, afirma José Poeira.

Fonte: UVP/FPC 04/07/2013