CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

seleccao-portuguesaO Velódromo Nacional, em Sangalhos, Anadia, será palco, pelo terceiro ano consecutivo, do Campeonato da Europa de Pista para sub-23 e juniores, que vai realizar-se entre 9 e 14 de julho.

São esperados cerca de 350 corredores, representando perto de 30 seleções, para seis dias de competição, durante os quais estarão em disputa 38 títulos europeus, nas disciplinas de perseguição individual, perseguição por equipas, velocidade individual, velocidade por equipas, contrarrelógio, corrida por pontos, scratch, omnium, madison e keirin.

Uma das equipas presentes será a Seleção Nacional/Liberty Seguros (fotografia), que irá apresentar-se com um elenco de 15 corredores. “Este grande evento é também importante para a consolidação da vertente de pista em Portugal e da nossa aposta no alto rendimento, que tem como epicentro o concelho de Anadia e a região bairradina”, explica o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira.

Apesar da juventude dos participantes, espera-se uma competição de elevado nível. O passado recente diz que isso mesmo vai suceder, pois, em 2011, o corredor Elia Viviani, já então no WorldTour, subiu ao pódio em Sangalhos. E, no ano seguinte, o Velódromo Nacional recebeu ciclistas que foram medalhados, semanas depois, nos Jogos Olímpicos.

Foi também em 2012 que a pista portuguesa assistiu ao estabelecimento de um novo recorde do mundo, algo que certifica a qualidade do velódromo de Sangalhos. A protagonista deste momento foi a russa Daria Shmeleva, que colocou o máximo mundial dos 500 metros contrarrelógio em 34’’763.

“Algumas páginas importantes do ciclismo europeu serão escritas entre 9 e 14 de julho no Velódromo de Sangalhos, na bela região centro de Portugal”, declara o francês David Lappartient, presidente da União Europeia de Ciclismo e da federação gaulesa.

O diretor da organização, José Calado, recorda a importância que o evento tem para a dinamização da economia bairradina. “Agradeço o apoio que a Câmara Municipal de Anadia tem dado a este evento, numa demonstração de que os seus autarcas perceberam que se trata de um excelente investimento. Digo-o porque a realização do Campeonato da Europa dinamiza fortemente a hotelaria e a restauração de toda a região da Bairrada, durante mais de uma semana, uma vez que a maior parte das delegações chega antes da competição começar”, revela José Calado.

Com o intuito de democratizar o acesso ao Velódromo e de aumentar a percentagem de público nacional, este ano, pela primeira vez, todos os filiados na Federação Portuguesa de Ciclismo e todos os habitantes no concelho de Anadia terão entrada gratuita. Os bilhetes diários para o restante público custam 5 euros.

Números do Campeonato da Europa de Pista
30 – Número de delegações internacionais esperadas em Sangalhos
350 – Número estimado de corredores participantes
38 – Títulos europeus em disputa
10 – Disciplinas em que serão discutidos títulos
6 – Dias de prova
55 – Horas de competição

Fonte: UVP/FPC 24/06/2013