CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Joni Brandão (Efapel-Glassdrive) é o novo campeão nacional de elite, batendo Tiago Machado (RadioShack-Leopard) num sprint a dois, no termo dos 172 quilómetros percorridos em Pataias, Alcobaça.

Os dois corredores fizeram parte de um sexteto que saiu do pelotão logo na primeira das dez voltas ao circuito de 17,2 quilómetros e que não mais foi absorvido pelo pelotão. Além de Joni Brandão e de Tiago Machado, estiveram na fuga do dia Hélder Oliveira (OFM-Quinta da Lixa), que foi o terceiro classificado, a 37 segundos, David Livramento (Banco BIC-Carmim), Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte) e Guilherme Lourenço (Peçamodovar/Casa do Benfica de Almodôvar).
A vantagem dos homens da frente foi crescendo, acabando por tornar-se irrecuperável quando uma queda coletiva no pelotão atrasou irremediavelmente o grande grupo, impedindo qualquer veleidade de aproximação.

Na frente deu-se a seleção natural. Primeiro descolaram Livramento, Silva e Lourenço. Já nos últimos 30 quilómetros foi a vez de Hélder Oliveira perder o contacto com os dois homens que viriam a discutir o título.

O pelotão, comandado por Fábio Silvestre (Leopard-Trek), chegou com mais de um quarto de hora de atraso.

Classificação
1.º Joni Brandão (Efapel-Glassdrive), 4h11m38s
2.º Tiago Machado (RadioShack-Leopard), mt
3.º Hélder Oliveira (OFM-Quinta da Lixa), a 37s
4.º Bruno Silva (LA Alumínios-antarte), a 8m02s
5.º David Livramento (Banco BIC-Carmim), a 8m09s
6.º Guilherme Lourenço (Peçamodovar/Casa do Benfica de Almodôvar), a 8m43s
7.º Fábio Silvestre (Leopard-Trek), a 15m03s
8.º José Gonçalves (La Pomme Marseille), mt
9.º Samuel Caldeira (OFM-Quinta da Lixa), mt
10.º Manuel Cardoso (Caja Rural-Seguros RGA), mt

Fonte: UVP/FPC 23/06/2013