O comandante da Taça de Portugal O Jogo na categoria de elite, Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), reforçou hoje a liderança, impondo-se ao sprint na Volta a Albergaria-a-Velha, terceira corrida pontuável para o troféu de regularidade. O melhor sub-23 foi Frederico Figueiredo (Liberty Seguros/Feira/KTM), mas Carlos Ribeiro (Anicolor), segundo classificado entre os mais jovens, manteve a liderança.
A corrida de 155,7 quilómetros, com partida e chegada no centro de Albergaria-a-Velha, foi animada por várias fugas, mas o melhor que os atacantes conseguiram foi a conquista das classificações secundárias, já que a 13.ª edição da Volta a Albergaria-a-Velha acabou por decidir-se ao sprint.
Filipe Cardoso foi o mais rápido, gastando 3h53m10s para cumprir os 155,7 quilómetros da prova, tendo pedalado à média de 40,066 km/h. Rafael Silva (LA Alumínios-Antarte) foi o segundo classificado e Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), completou o pódio.
“Esta chegada é traiçoeira, tive de explorar a roda do corredor que estava na minha frente. A corrida foi toda ela caótica e quando arranquei para o sprint não sabia sequer se ainda havia fugitivos. Agradeço a vitória aos meus colegas de equipa, que fizeram um trabalho fabuloso, tanto mais que tínhamos poucos homens em prova. Costumo dizer que as vitórias são 95 por cento da equipa, mas esta é 100 por cento deles”, congratulou-se Filipe Cardoso.
O ciclista da Efapel-Glassdrive foi o mais beneficiado com a jornada dupla deste fim de semana, chegando ao final das duas provas de Albergaria-a-Velha com 195 pontos na geral da Taça. O adversário que se mostra mais perigoso é Domingos Gonçalves, que está no segundo posto, a 20 pontos da liderança. O terceiro é Rafael Silva, com 122 pontos.
Entre os sub-23, Frederico Figueiredo respondeu hoje da melhor forma ao desaire que sofreu no contrarrelógio da véspera, no qual perdeu a liderança da Taça de Portugal O Jogo. Na corrida em linha, o ciclista da Liberty Seguros/Feira/KTM foi o melhor sub-23 e aproximou-se do primeiro corredor da geral, Carlos Ribeiro, que defendeu bem a liderança com o segundo lugar. Ribeiro tem 185 pontos, mais 5 do que o rival. Daniel Freitas foi o terceiro classificado na corrida, mas o terceiro na geral é Hélder Ferreira (Maia/Bicicletas Andrade), a 25 pontos do líder.
Por equipas ganhou a LA Alumínios-Antarte, que, assim, assumiu o comando da tabela coletiva. A Anicolor reforçou a liderança entre as equipas de clube.
Nas classificações secundárias, Márcio Barbosa (LA Alumínios-Antarte) impôs-se na montanha, Eduard Prades (OFM-Quinta da Lixa) venceu as metas volantes e Filipe Cardoso ganhou a camisola das autarquias.
A Taça de Portugal O Jogo termina no último fim de semana do mês. No dia 29 corre-se, em Nogueira do Cravo, o Memorial Bruno Neves. No dia seguinte, o pelotão vai pedalar entre Oliveira de Azeméis e a serra da Freita, com a montanha a decidir quem serão os vencedores da Taça.
Fonte: UVP/FPC 16/06/2013