A Seleção Nacional/Liberty Seguros feminina participa, no sábado e no domingo, em duas corridas pontuáveis para a Taça Basca de Ciclismo Feminino, alinhando com oito corredoras, de quatro categorias.
O selecionador nacional, Gabriel Mendes, convocou para este duplo compromisso as ciclistas de elite Irina Coelho (Freebike Shop/Bike Clube S. Brás) e Isabel Caetano (CSM Epinay), as sub-23 Ana Azenha (CC Bairrada), Andreia Lopes (Ouribike/Ouriquense) e Daniela Reis (ACD Milharado), as juniores Ana Lopes (Ouribike/Ouriquense) e Marisa Santos (CDC Navais/Póvoa de Varzim) e a cadete Andreia Alves (ACD Milharado).
Na primeira das duas corridas em território basco, a Seleção Nacional/Liberty Seguros irá correr em Osintxu. A cadete irá cumprir 31,2 quilómetros, as juniores 62,4, as ciclistas de elite e de sub-23 vão pedalar ao longo de 93,6 quilómetros. A segunda prova, no domingo, promete ser mais dura, com várias contagens de montanha, disputando-se em Zizurkil-Villabona. O percurso para cadetes tem 26,1 quilómetros, o de juniores soma 64,3 e o de elite e sub-23 estende-se até aos 91,4.
Esta participação insere-se na política federativa de desenvolvimento do ciclismo feminino português, que, além incluir corridas do calendário ibérico, contempla também jornadas de trabalho no Centro de Alto Rendimento, em Anadia. Um destas jornadas decorreu no passado fim de semana, envolvendo sete corredoras, que fizeram avaliações do rendimento desportivo e composição corporal e sessões de treino, visando o trabalho da técnica, desenvolvimento das capacidades motoras, rotinas de aquecimento e volta à calma, core-training e reforço da dinâmica e trabalho de grupo.
Fonte: UVP/FPC 12/06/2013