CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O vianense César Fonte (Efapel-Glassdrive) conquistou hoje o Grande Prémio Jornal de Notícias/Barbot, graças à bonificação obtida com o triunfo na segunda e última etapa, uma longa viagem de 201,5 quilómetros, entre Viana do Castelo e a Avenida dos Aliados, salão de visitas da cidade do Porto.

O corredor minhoto partiu da terra natal com a missão de trabalhar para Filipe Cardoso, quinto classificado à partida e melhor homem da Efapel-Glassdrive na geral individual. Com esse intuito, César Fonte foi um dos 17 corredores que estiveram no comando da corrida durante a fase mais dura da tirada. Tudo parecia correr de feição para Filipe Cardoso, que bonificou nas metas volantes e se preparava para chegar à camisola amarela, que saiu de Viana no corpo de Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte). Só que, na frente da corrida, os interesses eram múltiplos e o grupo desintegrou-se.
Nos derradeiros dez quilómetros foram três os homens que ficaram na dianteira. César Fonte e o colega de equipa Sérgio Sousa e ainda o espanhol Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa). Sousa foi o primeiro a trabalhar, deixando depois a liderança da etapa aos outros dois colegas de aventura. Aproveitando o maior desgaste do galego, César Fonte disparou para a vitória, a segunda do ano e a segunda conseguida numa subida em empedrado, depois de ter feito o mesmo na derradeira etapa do GP Liberty Seguros, na subida para o Castelo da Feira.

“A equipa esteve sempre ao ataque. Tínhamos como objetivo trabalhar para o Filipe Cardoso que era o nosso melhor homem. O grupo da frente começou a partir-se e eu ataquei a 10 quilómetros do fim. Ficamos só três na frente. Na parte final aproveitei a boleia do Delio Fernández, que estava muito forte, e só tive de sprintar para ganhar”, explicou César Fonte no final da etapa.

O corredor vianense foi vitoriado pelo numeroso público presente no centro do Porto, depois de percorrer os 201,5 quilómetros da etapa em 5h14m35s, à média de 38,432 km/h. O segundo classificado, a 2 segundos, foi João Pereira (Carmim-Tavira), que saiu do pelotão já na fase final, ultrapassando Delio Fernández, que foi o terceiro, a 4 segundos. Na geral, Fonte terminou com uma vantagem de 1 segundo sobre Delio Fernández, com Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa) a ser o terceiro, a 6 segundos do vencedor.

A OFM-Quinta da Lixa triunfou por equipas, Daniel Freitas (Anicolor) foi o melhor sub-23 e Hernâni Broco (Efapel-Glassdrive) impôs-se na montanha e  nas metas volantes.

CLASSIFICAÇÃO
2.ª Etapa: Viana do Castelo – Porto, 201,5 km
1.º César Fonte (Efapel-Glassdrive)m 5h14m35s
2.º João Pereira (Carmim-Tavira), a 2s
3.º Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), a 4s
4.º Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), a 8s
5.º Antonio Olmo (Louletano-Dunas Douradas), a 10s
6.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), a 13s
7.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 17s
8.º Hélder Oliveira (OFM-Quinta da Lixa), a 24s
9.º Daniel Freitas (Anicolor), mt
10.º Bruno Silva (LA Alumínios-Antarte), mt

Geral Individual
1.º César Fonte (Efapel-Glassdrive)m 5h19m26s
2.º Delio Fernández (OFM-Quinta da Lixa), a 1s
3.º Gustavo César Veloso (OFM-Quinta da Lixa), a 6s
4.º João Pereira (Carmim-Tavira), a 11s
5.º Domingos Gonçalves (Rádio Popular-Onda), mt
6.º Hugo Sabido (LA Alumínios-Antarte), a 13s
7.º Antonio Olmo (Louletano-Dunas Douradas), a 19s
8.º Filipe Cardoso (Efapel-Glassdrive), a 20s
9.º André Mourato (LA  Alumínios-Antarte), a 25s
10.º Daniel Freitas (Anicolor), a 26s

Fonte: UVP/FPC 02/06/2013