CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

O júnior Miguel Amorim assinou um feito inédito para o ciclismo de pista português, ao ser o primeiro luso a triunfar numa corrida pontuável para o ranking da União Ciclista Internacional. A vitória foi alcançada na prova de scratch da Taça Internacional de Pista, que se realizou, neste fim de semana, no Velódromo Luis Puig, Valência.

A Seleção Nacional/Liberty Seguros apresentou-se na pista valenciana com sete corredores, tendo como principal objetivo a preparação do Campeonato da Europa de Sub-23 e Juniores, que vai realizar-se no Velódromo Nacional, Sangalhos, entre 9 e 14 de julho. Apesar de a meta principal estar colocada no próximo mês, a equipa lusa não se inibiu de lutar pelos melhores resultados.

Além do triunfo de Miguel Amorim na prova de scratch, valorizada pela concorrência de ciclistas das seleções nacionais francesa e italiana, a presença portuguesa pautou-se por muitas outras boas atuações, que estiveram perto de valer mais posições de pódio. Ivo Oliveira foi o quarto classificado na corrida por pontos de juniores, na qual o irmão gémeo, Rui Oliveira, terminou em sexto. Marisa Santos foi quarta classificada em scratch para juniores femininas e quinta na corrida por pontos da mesma categoria etária.

Os sub-23 Ana Azenha e João Matias, assim como o júnior Nelson Silva, competiram nas corridas de elite, motivo pelo qual os resultados absolutos que obtiveram “não são relevantes, devendo destacar-se que os nossos atletas tiveram um desempenho bastante positivo, revelando, apesar pouca experiencia que possuem, capacidades e potencial para estarem neste nível de competição. Temos de referir que competiram na presença de atletas de nível de elite mundial, alguns deles presentes nos últimos Jogos Olímpicos, tendo tido um comportamento muito digno em prova”, refere o selecionador nacional, Gabriel Mendes.

“Globalmente, a participação nesta prova internacional foi extremamente importante pela experiencia e aprendizagens adquiridas, e bastante positiva pelos resultados e melhorias alcançados, quer em termos de processo quer em termos de resultado. Nos juniores masculinos ganhamos a prova de scratch, através do Miguel Amorim, e discutimos a prova de pontos. Em juniores femininos, a Marisa Santos teve um desempenho bom, revelando evoluções. Contudo necessita de dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver”, resume o técnico nacional.

Fonte: UVP/FPC 01/06/2013