CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Rúben Almeida (Pedal Sempre/Movenotícias/Cortec) e Isabel Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão) ganharam hoje a terceira etapa da Taça de Portugal de Cross Country Olímpico (XCO), disputada na pista das Termas dos Cucos, Torres Vedras. Mário Costa (ASC/Bike Zone) e Joana Barbosa (CDC Navais-Póvoa de Varzim) são os novos líderes da Taça na categoria de elite, beneficiando das ausências de David Rosa e Maaris Meier, anteriores comandantes.

A corrida de elite masculina mostrou que Rúben Almeida está recuperado dos problemas de saúde que lhe apoquentaram o começo de temporada. O corredor de Águeda foi o vencedor incontestável, deixando Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda), que foi o melhor sub-23, no segundo posto, a 56 segundos. Ricardo Marinheiro fechou o pódio, a 1m11s do vencedor. Mário Costa não conseguiu melhor do que o quarto lugar, mas subiu ao comando da geral de elite, sendo também o melhor sub-23.

A prova feminina foi dominada pela galega Isabel Castro, que terminou com 2m07s de vantagem sobre Joana Barbosa, tendo esta aproveitado para assumir o comando da geral da Taça. A terceira classificada foi Ilda Pereira (BTT Torcatense DH Team).

João Cabral (SU Colarense/Ginásio Spald/Sintra Bike) venceu a corrida de juniores, mas foi o segundo classificado em Torres Vedras, João Santos (ND Travanca/Bicicletas Andrade), quem ascendeu ao topo da classificação geral. No setor feminino de juniores, Ana Tomás (BTT Seia) continuou com o domínio absoluto que vem evidenciando desde o início da época.

A categoria de cadetes tem novo líder, Daniel Viegas (BTT Loulé/BPI), que assumiu o comando graças à vitória na corrida de hoje. Desiree Castro (Candibyke/Interdesign/Xarão), filha da vencedora de elite, impôs-se entre as cadetes, e reduziu para 5 pontos a diferença que a separa do primeiro lugar de Diana Ferreira (Saertex/Edaetech/Bicicletas Lavarinhas).

Nas categorias de veteranos, Torres Vedras assistiu à intensificação do domínio dos corredores que já partiam na dianteira na classificação geral, com todos os líderes a vencerem na corrida deste domingo. Foi o que aconteceu com o master A Marco Sousa (Róódinhas/Santos Silva), com o master B António Sousa (Candibyke/Interdesign/Xarão), com o master C Luís António (Escola BTT de Rio de Mouro) e com a veterana Teresa Fernandes (Clube Xelb).
Coletivamente impôs-se a Candibyke/Interdesign/Xarão.

Fonte: UVP/FPC 19/05/2013