CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL

Ana Tomás venceu a prova de juniores do Open de Espanha de Cross Country Olímpico (XCO), hoje disputada em Navarra. A corredora conseguiu, assim, o melhor resultado da Seleção Nacional/Liberty Seguros na corrida deste domingo.

A prova de juniores femininas correu de feição às ciclistas portuguesas, pois além da vitória há a registar o terceiro lugar de Ana Inácio e o quarto de Ana Silvestre. Nem os problemas mecânicos que a afetaram puseram travão ao desempenho de Ana Tomás.

Menos sorte tiveram os juniores masculinos, já que João Cabral, enquanto lutava pelo terceiro lugar, viu a corrente da bicicleta partir-se, sendo forçado a abandonar. João Santos foi o quinto classificado e Tiago Amorim concluiu o esforço na 12.ª posição.

“Encontramos condições muito duras: frio, chuva e um percurso completamente enlameado. A organização foi mesmo forçada a anular dois troços do circuito devido às más condições e ao perigo para a integridade física dos participantes”, revela o selecionador nacional de BTT, Pedro Vigário.

O técnico considera que “os corredores portugueses estiveram em bom plano, apesar de algumas contrariedades”. A Seleção Nacional participou apenas com corredores juniores, numa jornada de trabalho que “foi um bom teste às capacidades destes ciclistas, que se empenharam a fundo, pese embora as dificílimas condições que aqui encontramos”, acrescenta Pedro Vigário.

Além da Seleção Nacional/Liberty Seguros, o BTT nacional esteve presente através de Ana Rita Vigário (LA Alumínios-Antarte), quinta classificada entre a elite feminina, e de Gonçalo Amado (Rádio Popular-Onda).

Fonte: UVP/FPC 17/03/2013