CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
A Selecção Nacional/Liberty Seguros parte confiante para o Campeonato da Europa de Estrada, que vai disputar-se entre 14 e 17 de Julho, em Offida, Itália. O seleccionador nacional, José Poeira, convocou seis corredores sub-23 e seis juniores para esta competição.

Os escolhidos na categoria de sub-23 foram Rafael Reis (Bicicó), João Pereira (Tavira-Prio), Bruno Borges (Onda-Boavista), Amaro Antunes (LA-Antarte-Rota dos Móveis), José Gonçalves (Liberty Seguros/SM Feira) e Guilherme Lourenço (Mortágua/Basi). Foram ainda convocados os juniores Fábio Leaça (Crédito Agrícola/Alcobaça), Diogo Santos (Liberty Seguros/SM Feira), João Pinto e Luís Gomes (Silva & Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel), António Barbio e João Leal (Belalgas Cosmética/Mato Cheirinhos).

“Temos consciência de que não será fácil repetir os resultados do ano passado, em que conquistámos duas medalhas de bronze e uma de prata. No entanto, partimos confiantes num bom resultado e podemos dar a garantia de que iremos lutar até ao limite das nossas forças pelos lugares cimeiros”, garante José Poeira.

O técnico nacional entende que os percursos, tanto das provas de contra-relógio como das de fundo, são dos mais duros dos últimos anos em Campeonatos da Europa, mas “temos corredores capazes de se adaptarem e de darem boa conta de si”, sublinha.

Os primeiros a entrar em acção são António Barbio e João Leal, que vão participar no contra-relógio de juniores, na próxima quinta-feira, a partir das 13h00. A prova tem 25 quilómetros. No dia seguinte, à mesma hora, arranca o contra-relógio de sub-23, que tem a mesma distância do de juniores. Portugal estará representado nesta corrida pelo campeão e pelo vice-campeão nacional desta disciplina, José Gonçalves e Rafael Reis, respectivamente.

No sábado, a partir das 13h00, disputam-se os 124,2 quilómetros da prova de fundo de juniores. A corrida de fundo para sub-23 está guardada para o meio-dia de domingo, tendo uma distância de 179,4 quilómetros. 

Fonte: UVP/FPC 11/07/2011