O português Nelson Oliveira deu hoje à Selecção Nacional/Liberty Seguros a primeira medalha nos Campeonatos da Europa, conseguindo a terceira posição na prova de contra-relógio, no escalão sub-23.
Sob o calor que atinge Ancara, Turquia, o vice-campeão mundial e
tricampeão nacional de contra-relógio conseguiu elevado desempenho ao
longo dos 25,9 quilómetros do percurso, concluindo a prova em 31m26s.
A vitória foi conseguida pelo britânico Alex Dowsett que pedalou à média de 49,914 km/h, gastando 31m08s, menos 18 segundos do que o português. A medalha de prata foi alcançada pelo francês Geoffrey Soupe, a 14 segundos da medalha de ouro.
"Apesar de não estar em tão bom momento como nos Mundiais do ano passado, acabei por sentir-me bem. O calor provocou-me algumas dificuldades para respirar, mas as condições eram iguais para todos. Esperava chegar à prata ou ao ouro, mas não foi possível. Há que olhar em frente. Irei preparar-me com o objectivo de lutar pela medalha de ouro nos Mundiais da Austrália", disse o corredor antes de subir ao pódio.
"O lugar no pódio é muito bom, mas sabe a pouco, pois queríamos um bocadinho mais. No entanto, temos de ter presente que o mais significativo deste resultado é o facto de o Nelson Oliveira confirmar-se como um contra-relogista de nível mundial, que está sempre entre os melhores e não uma vez por acaso", resumiu o seleccionador nacional, José Poeira.
A participação da Selecção Nacional/Liberty Seguros no Campeonato da Europa prossegue neste sábado. A partir as 10h00 locais (8hoo em Portugal) entram em liça os juniores para a corrida de fundo, que somará 135 quilómetros. José Poeira conta com Rafael Reis, João Leal, Ricardo Ferreira, Samuel Magalhães e Leonel Coutinho.
Fonte: UVP/FPC 16/07/2010