CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
Etapa plana entre Samora Correia e Manique do Intendente cumpriu prognósticos e terminou ao sprint. Bruno Lima (Barbot-Siper) festejou primeira vitória da época diante do camisola amarela Cândido Barbosa.

Bruno Lima triunfou esta tarde na primeira etapa do 32º Troféu Joaquim Agostinho – Grande Prémio de Torres Vedras ao protagonizar um discutido e “acalorado” sprint com o camisola amarela Cândido Barbosa. O sucesso do sprinter da Barbot-Siper deu-se ao termo de 166 quilómetros entre Samora Correia e Manique Intendente que o pelotão percorreu em 4h04m59s à média de 40, 656 km/h.

Com a conquista do segundo lugar, Cândido Barbosa reforçou o comando da classificação geral na véspera da etapa-rainha. Na terceira posição do sprint final posicionou-se o alemão Michel Koch (LKT Brandenburg).

A primeira etapa em linha do Troféu Joaquim Agostinho foi assinalada pela fuga de cinco corredores -  Pedro Lopes (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), Miguel Candil (LA-Paredes Rota dos Móveis), Vítor Carvalho (ASC/Vitória/RTL), Julien Jegou (Côtes d'Armor) e Mikel Ilundain (Orbea) – escapados ao quilómetro 35. A máxima vantagem alcançada cifrou-se no 1m50s, margem de não fez perigar o comando da classificação geral tendo o Palmeiras Resort-Prio-Tavira assumido a responsabilidade do comando do pelotão. Antes da escapada ser neutralizada às portas de Manique do Intendente trouxe louros a dois dos seus elementos: Vítor Carvalho passou a liderar as metas-volantes e Miguel Candil sagrou-se líder da montanha ao triunfar na única contagem do dia à passagem pelo Vale de Santarém.

A chegada acabou marcada pelas críticas de Cândido Barbosa sobre a falta de desportivismo dos adversários aludindo ao facto de ter sido prejudicado no lançamento do seu sprint.

Na classificação geral Cândido Barbosa precede o espanhol Jesus Del Nero (CC Loulé-Louletano) com oito segundos  de vantagem. Nas restantes classificações, Bruno Lima lidera nos pontos, Bruno Silva (Aluvia-Valongo) é líder da juventude e o Palmeiras Resort-Prio.Tavira comanda por equipas. ~
A etapa-rainha do Troféu Joaquim Agostinho disputa-se entre Sobral do Monte Agraço e o Parque Eólico da Carvoeira, na distância de 148,2 quilómetros com partida pelas 11h15. A ligação contará com a escalada da Serra do Montejunto – com duas contagens de montanha de 2ª e de 1ª categoria – antes da ascensão a Vila Seca (3ª categoria), a 21 quilómetros da meta coincidente com uma subida de 2ª categoria.

“O objectivo era ganhar pois seria a melhor forma de agradecer o trabalho feito pelos meus colegas. Foi um sprint cheio de irregularidades e sem desportivismo. Lamento que se para se ganhar tenha que se fazer o que foi feito. A próxima etapa, com a passagem no Montejunto, irá causar-nos algumas dificuldades mas vou tentar manter a camisola amarela” Cândido Barbosa

“É preciso ter sorte para ganhar, não é só preciso estar bem. Já procurava por uma etapa com estas características desde o começo da etapa e hoje consegui vencer. O factor crucial de um sprint é o posicionamemto e tive a sorte de estar bem colocado” Bruno Lima

“Por vezes o bom senso é o melhor remédio para estas situações entre sprinters. A próxima etapa será extremamente complicada para quem é líder porque será difícil gerir todo o desenrolar da corrida. Mas o nosso objectivo é manter a amarela” Vidal Fitas, director-desportivo Palmeiras Resort-Prio
CLASSIFICAÇÕES (Classificações completas em http://www.edosof.com/2010/agostinho/)

1ª ETAPA: Samora Correia – Manique do Intendente, 166 km
Média de 40,656 km/h
1º Bruno Lima (Barbot-SIper), 4h04m59s
2º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
3º Michel Koch (LKT Brandenburg), mt
4º Filipe Cardoso (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
5º João Caetano (Mortágua/Basi), mt
6º Marco Cunha (Madeinox-Boavista), mt
7º Bruno Sancho (LA-Paredes Rota dos Móveis), mt
8º Casimiro Oliveira (Maia/Bike Team), mt
9º Bruno Saraiva (CC LOulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), mt
10º Jon Aberasturi (Orbea), mt

Geral Individual
1º Cândido Barbosa (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), 4h12m39s
2º Jesús del Nero (CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow), a 8s
3º David Blanco (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), mt
4º Ioannis Tamouridis (SP Tableware), mt
5º Aketza Peña (Caja Rural), a 10s
6º David Bernabéu (Barbot-Siper), mt
7º Bruno SIlva (Aluvia/Valongo), mt
8º Sérgio Sousa (Madeinox-Boavista), a 11s
9º Michel Koch (LKT Brandenburg), mt
10º Alejandro Marque (Palmeiras Resort-Prio-Tavira), a 13s
Mais informações:
http://www.trofeujoaquimagostinho.com
http://www.facebook.com/trofeujoaquim.agostinho

Fonte: UVP-FPC 08/07/2010