CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O madeirense Emanuel Pombo (Liberty Seguros/Run & Bike/Specialized) venceu neste domingo a sétima prova a contar para a Taça de Portugal de Downhill (DHI) e, com esse resultado, sagrou-se vencedor do Troféu, quando ainda falta uma corrida para o fecho da classificação.

O piloto oriundo da Madeira partiu para a prova de Oleiros com uma confortável vantagem de 32 pontos em relação ao campeão nacional, Cláudio Loureiro (Team Bike Zone/Scott/ADA). Como o natural de Felgueiras não conseguiu pontuar, enquanto Pombo era o mais veloz em pista, a Taça de Portugal ficou sentenciada no escalão de elite.

A prova deste fim-de-semana teve a participação de um forte contingente britânico, mas foram os lusos que brilharam. Emanuel Pombo foi o melhor, seguido pelo individual Luís Ferreira. Na terceira posição colocou-se o primeiro dos homens vindos da Grã-Bretanha, Robert Williams (Team Skene).

Nas contas da Taça de Portugal, Francisco Pardal (Team Mondraker) reforçou a liderança no escalão de juniores com nova vitória em Oleiros. Apesar disso, ainda não garantiu matematicamente o triunfo na geral, pois tem Leonel Henrique (JD Fontainhas/Pirate/Guak) a 31 pontos e, mais afastado, Leandro Salgueiro (Avalanche/Vitória de Janes) a 35 pontos.

A luta pela vitória no sector feminino voltou a colocar frente-a-frente as duas melhores atletas nacionais da especialidade. A líder da Taça de Portugal, Áurea Agostinho, foi a mais rápida em Oleiros e passou a somar 205 pontos. A segunda classificada na geral, Ana Martins (Team Commençal/Sram), ficou em igual posição na corrida deste domingo, passando a ter 192 pontos. Tudo em aberto para a última prova, agendada para dia 1 de Novembro, em Porto de Mós.

Fonte: UVP/FPC 14/09/2009