CONFEDERAÇÃO DO DESPORTO DE PORTUGAL
O júnior Ricardo Marinheiro, em representação da Selecção Nacional, alcançou um resultado histórico do ciclismo português ao conquistar a medalha de prata num campeonato do mundo de cross-country (XCO), a disciplina olímpica de BTT.

Ricardo Marinheiro alcançou hoje, às primeiras horas da madrugada em Portugal Continental, um resultado histórico para o ciclismo português ao conquistar a primeira medalha de sempre num campeonato do mundo de BTT,  finda o circuito disputado nos arredores de Camberra, Austrália.

O jovem betetista português, bicampeão nacional da sua categoria, fez jus às suas capacidades de gestão de esforço tendo sido apenas suplantado pelo italiano Gerhard Kerschbaumer, actual campeão europeu. Marinheiro, que partiu da 12ªposição da grelha de partida, terminou a sua corrida com 1m19s de atraso para o vencedor. A prova foi dominada por Kerschbaumer, que assumiu a liderança desde a primeira das cinco voltas, revelando a sua condição de favorito. No seu encalço, Reto Indergand e Ricardo Marinheiro fizeram uma corrida de perseguição, tendo provado ser os mais directos adversários do italiano, medalhado na passada terça-feira com a vitória no “Team-Relay”.

O ascendente do português fez por fim mossa às ambições suíça numa ultrapassagem na entrada da última volta, num percurso técnico e pleno de single-tracks na sua extensão de 7.5 quilómetros.

“Estou muito satisfeito com este resultado e com esta medalha. A prova correu-me bem e um segundo lugar é muito positivo. Foi um circuito extremamente técnico e muito exigente em termos fisicos, mas de puro cross-country. Gerhard Kerschbaumer foi realmente superior. Impôs um andamento muito forte, sobretudo nas subidas, e é um justo vencedor. Estou feliz por esta conquista para o btt português”

Ricardo Marinheiro (Selecção Nacional), 2º classificado

CLASSIFICAÇÕES COMPLETAS EM
http://www.uci.ch/templates/UCI/UCI1/layout.asp?MenuId=MTU3NTI&LangId=1

Fonte: UVP/FPC 03/09/2009